Novos alunos da escola Sesc de Ensino Médio participam de encontro no Sesc Turismo

10/03/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Idealizado a fim de esclarecer dúvidas e promover a interação de veteranos, novos alunos, pais e representantes do Sesc, aconteceu no último sábado, dia 8 de março, na unidade Turismo, o encontro de alunos aprovados para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), projeto pioneiro na área de educação, que consiste em uma escola-residência que atende a alunos de todo o país, gratuitamente.

 

Foram selecionados um aluno de cada unidade do Sesc MA por meio de processo seletivo composto por prova objetiva e dinâmica de grupo, além de entrevista com os candidatos e familiares.

 

Leandro Mendes, 15 anos, aprovado para o 1º ano, diz que a oportunidade de conviver com pessoas de culturas diferentes e a troca de experiências, resultado dessa convivência é o que lhe cria maiores expectativas em iniciar seus estudos na ESEM.

 

Sua mãe, Rosimeire Mendes, diz que o mais difícil é se separar do filho. “Nós sabemos que os filhos vão sair de casa um dia, mas não se espera que seja tão cedo. O que me conforta é saber que ele está indo em busca de conhecimento, de algo que vai ser melhor para o futuro dele e é o que ele sempre sonhou. Nós somos de Itapecuru e ele sempre quis vir estudar em São Luís, mas me preocupava que ele viesse morar sozinho. Agora, apesar de estar indo para o Rio de Janeiro, fico mais tranquila por que sei que lá ele vai estar em um lugar bom e seguro. Mesmo que tivesse condições financeiras, não poderia oferecer uma escola como a ESEM para meu filho aqui no MA”, disse.

 

Localizada na Barra da Tijuca, a ESEM conta com regime de horário integral, o que possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse tais como: Teatro, Laboratórios, Oficinas, Salas de Artes, Música e Dança Biblioteca e Complexo Esportivo, além de oficinas e cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senac.



ESTRUTURA

 

A Escola Sesc de Ensino Médio ocupa uma área de 130 mil metros quadrados que também abriga a Vila Acadêmica, composta por quatro prédios, dois para alunos e dois para alunas. Os quartos são compartilhados por três estudantes, todos de estados diferentes. Nos andares há ainda salas de estudo e copas de apoio e em cada um reside um professor com sua família. A escola opera em capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores e que são divididos em turmas de no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos.