Expressão artística oriunda dos guetos, o grafismo ganha espaço na Galeria de Arte do Sesc com a Exposição Artística “SPRAY-RIÊNCIAS”, realizada pelos alunos do Liceu Maranhense, sob a orientação das professoras Ellen, de Arte e Jacira, de História. A abertura acontece na terça-feira 10 de dezembro, às 19h, no Sesc Administração. A exposição permanece aberta para visitação no período de 11 a 20 de dezembro, das 9 às 17 horas.
Utilizando materiais simples como tinta spray de várias cores, estilete, régua, papel kraft, lápis, máscaras, luvas e papel apergaminhado A3, os alunos do Ensino Médio do Liceu Maranhense produziram diversos trabalhos, dos quais 23 estão expostos na Galeria de Arte do Sesc.
Esses trabalhos são resultados do projeto interdisciplinar sobre a linguagem do Grafite, realizado em forma de oficina que aconteceram aos sábados sendo que o primeiro sábado foi todo de estudo da origem do grafite e do surgimento da técnica de estêncil no grafite. A escolha da técnica foi uma forma de facilitar a execução da pintura por parte daqueles que não dominam o desenho, mas que de alguma forma desenvolvem paixão pelo trabalho com tinta e spray.
Assim foram abordados diversos elementos formais da imagem, como linha, ponto, forma, textura, volume, perspectiva e temas da história da arte, com ênfase a pinturas rupestres, muralismo mexicano, arte pop, década de 80, Grafite, como arte, fechando com a contextualização na Cultura (Cultura de rua): Hip Hop , Break, e Rap Grafite.
A proposta das professoras foi combinar a aquisição do conhecimento em Arte e demais áreas de conhecimento, desenvolve-se neste projeto paralelamente a capacidade de interação dos envolvidos, o fazer artístico sem desprezar os aspectos multiculturais que fazem parte da história, da composição e da produção desta linguagem, bem como a importância da produção artística na construção de uma identidade cultural.
“No caminho de todo o processo, alunos criaram técnicas, descobriram maneiras exclusivas de grafitar usando outros materiais e transformaram a oficina em algo mais amplo merecendo até a confecção de um manual de pratica e execução do grafite com estêncil, o que poder ser pensado futuramente”, explicou a professora de História, Jacira.
“Apreciamos muitos trabalhos realizados com os diversos tipos de grafite e estudamos as diversas técnicas, dentre elas a que usa o estêncil. A parte pratica era a mais ansiada por todos e partimos para a execução logo após a aquisição do material para sua realização. Escolher os desenhos, envolver-se na criação, entender o contraste de claro e escuro para se chegar ao efeito desejado foi um processo muito proveitoso. As obras são de muita qualidade e o resultado desta oficina será apreciada na exposição ‘Spray-riências’”, destacou a professora de Arte, Ellen.
A exposição permanece aberta para visitação no período de 5 a 20 de dezembro (exceto sábados, domingos e feriados), das 9 às 17h, na Galeria de Arte/Sesc Administração (Av. Gomes de Castro, 132, Centro, São Luís). Plano de Visitas Mediadas – agendamento prévio e gratuito: (98) 3216-3830.