Sesc realiza 18ª Taça Sesc Juvenil de Taekwondo no Ginásio Charles Moritz

15/10/2013 às 00:00 por Viviane Franco

O Taekwondo tomou conta do Sesc neste fim de semana de realização da 18ª Taça Sesc Juvenil de Taekwondo, um evento que reuniu 115 competidores da capital, Imperatriz, Buriticupu e Santa Inês no domingo, 13, das 9 às 18 horas, no Ginásio Charles Moritz.

 

No sábado, 12, dirigentes, mestres e professores participaram de um seminário de Artes Marciais e Poomsae ministrado pelo Grão Mestre, e fundador da Associação Brasileira de Taekwondo (ABT), Yong Mim Kim.

 

Atletas do Sesc, Dom Quixote, Magnólia, Instituto Construindo o Saber (IECS), Solução e dos municípios de Santa Inês, Buriticupu — Associação Buriticupense de Taekwondo (ABTO) — e Imperatriz competiram nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto nas modalidades: Poosae (Simulação de luta) e Kyrogui (Luta).

 

Em sua oitava edição, a Taça consolida-se como um dos mais importantes campeonatos maranhenses de Taekwondo, preparando os atletas para as demais competições estaduais e nacionais.

 

“Essa competição é uma das mais importantes e selecionará os atletas que irão representar o estado oficialmente nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Taekwondo e o Comitê Olímpico Brasileiro (COBI)”, explica o organizador do campeonato, o mestre Ivonaldo Lima, professor de Taekwondo do Sesc.

 

Entre os participantes estava Evandro Silva, 26 anos, de Imperatriz, 4º do ranking da Confederação e um dos mais bem colocados nacionalmente. Professor da modalidade em na cidade onde mora, compareceu com mais quatro atletas imperatrizenses e garante que campeonatos como esses são importantes na preparação para competições nacionais.

 

“É por meio de eventos como esses que colocamos em prática o que aprendemos, observamos onde erramos para treinarmos mais e não erramos da próxima vez”, disse.

 

Como explica Mestre Ivonaldo, o principal objetivo do campeonato é valorizar a autoestima, amizade e respeito por meio de uma prática esportiva milenar preparando os atletas para campeonatos em outros estados.

 

No sábado, 12, foi realizado um seminário de Artes Marciais e Poomsae – um método de ataque e defesa com o Grão Mestre Yong Min Kim, fundador da Associação Brasileira de Taekwondo (ABT) e ex-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo.

Yong Min Kim é coreano e nasceu em SoonChun. Ele chegou ao Brasil em 1976 e desde essa data se dedicou a difusão da modalidade no país. Ele é um dos fundadores da Confederação Brasileira de Taekwondo.

  

Como incentivo às práticas esportivas como instrumento de cidadania, o torneio foi promovido pelo Sesc em parceria com a Federação Maranhense de Taekwondo. A 18ª Taça Sesc de Taekwondo premiou os três primeiros colocados de cada categoria com troféu e medalha.

 

Taekwondo

 

O Taekwondo é um Desporto de Combate originário da Coreia, que atingiu o estatuto de modalidade Olímpica, e cuja base assenta num completo conjunto de métodos e exercícios de índole científica, os quais desenvolvem todo o corpo, o que se traduz num real sistema de defesa pessoal. Teve o seu início no Benfica em 1992, sob a responsabilidade de um dos Mestres mais credenciados a nível nacional e internacional, o Grão Mestre Paulo Reis 7º DAN. Desde então se formaram mais de mil atletas de entre os quais cerca de 60 cintos negros.