Com uma programação tão produtiva e diversificada, fica difícil escolher entre as numerosas atividades da 7º Feira do Livro. Mas uma ótima dica é a programação cultural e literária que o Sesc, instituição correalizadora do evento, reservou para os dois últimos dias, 5 e 6 de outubro. Na agenda, o espetáculo “Animados e Inanimados” (Cia Tapete), as leituras dramáticas “Quatro 400” (La Officina Produções artísticas) e “O Homem como Invenção de si mesmo” (Grupo Cena Aberta), apresentação musical do concerto Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa (EMEM), encenação da peça teatral Dona Derrizão (Petit Mort Teatro) e Negro Cosme em Movimento (Grupo Cena Aberta), além de intervenções urbanas, sessões de cinema para crianças e adultos Espaço Sesc Brincando com a Leitura.
Um dos principais representantes da modalidade leitura dramática, "O homem como invenção de si mesmo", monólogo do consagrado poeta Ferreira Gullar, levanta questionamentos sobre a fé, instituições, sociedade e realidade. A apresentação acontece no teatro Angelus Novus, no Beco Catarina Mina, neste sábado (5), às 21 horas.
Já para a criançada, o que não falta é opção. No Espaço Sesc Brincando com a Leitura, oficinas de literatura em cordel, conto, poesia, tirinha, tangran, atividades de leitura e pintura facial artística estão abertas aos pequenos das 16 às 19 horas nos dois últimas dias de Feira do Livro ( 6 e 7 de outubro). Na programação infantil ainda tem o Cine Sesc, voltada para crianças de 6 a 12 anos, com três filmes animando a tarde: “Ernesto no país do futebol” ( 14h), “Águas de Romanza” (14h30) e “Guido e Gaspar” (15h). Os adultos também têm sessão reservada no projeto. O filme “Minhas tardes com Marguerritt” será exibido às 15h20.
As apresentações artístico-culturais da agenda prometem emocionar o público, mas também levá-los à reflexão. A peça “Dona Derrizão”, apresentada neste sábado, às 20h, no Teatro Alcione Nazareth, retrata as dificuldades enfrentadas pelo portador de Alzheimeir decorrentes da perda de memória, enquanto “Cartuns”, encenada domingo (6), às 17h, na Praça Nauro Machado, revela quadros cômicos da cultura popular maranhense.
A música também tem espaço reservado na agenda de encerramento da Feira do Livro. Programação para todas as idades, o concerto Orquestra de Câmara da Escola de Música Lilah Lisboa (EMEM) ocorre neste sábado (5), às 18 horas, na própria Escola.
Durante todo o evento, o público tem estabelecido contato com a arte e poesia em suas variadas faces. Uma interessante forma são as intervenções artísticas, realizadas durante todo o evento em diferentes espaços da Feira e Centro Histórico. Dentre as ações desenvolvidas está o (Des) Acordo Poético que chama a atenção para estruturas físicas e simbólicas a partir da inserção de palavras.
Além das atividades artístico-culturais, o Sesc também recebe o público em seu stand institucional. No local é possível informar-se sobre os projetos desenvolvidos nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e assistencialismo em suas unidades.
Confira a programação completa no site www.feiradolivrodesaoluis.com.br