O dia do idoso é celebrado no dia 1º de outubro, mas no Sesc, as comemorações começaram ainda em setembro, no dia 27, com uma palestra sobre os 50 anos de Trabalho Social com Idosos. Até o dia 4 de outubro, uma ampla programação visa celebrar esta que é uma nova etapa de vida para muitas pessoas e por isso merece uma atenção especial. A programação acontece nas unidades do Sesc e no Shopping Rio Anil.
Nesta terça-feira, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso e 10 anos do Estatuto do Idoso, acontece o lançamento da Carta de Bertioga — resultado das discussões sobre as perspectivas e estratégias para o aperfeiçoamento das políticas sociais, com vistas a elevar a pessoa idosa a sua plena cidadania —, a partir das 17h30, na Área de Vivência do Sesc Deodoro.
Ao longo do dia, técnicos do Departamento Físico Esportivo do Sesc realizam um Mutirão de Avaliação Física com integrantes da terceira idade que participam das atividades na unidade Deodoro. A proposta é elaborar exercícios adequados a terceira idade de forma a garantir uma vida saudável, com energia, confiança e boa disposição.
Como o idoso é um ser humano com possibilidades e limites, em permanente construção, nesta quarta-feira, 2, das 9 às 11 horas, no Sesc Turismo, acontece a Aula Aberta de Ritmos Dançantes, com integrantes dessa unidade.
Na quinta-feira, 3, das 14 às 16 horas, uma sessão de cinema, no Cinesystem promete mudar a rotina dos idosos. Paralela a essa programação, na Área de Vivência da unidade Deodoro estarão expostos trabalhos que representem o pioneirismo do Sesc nesta área.
Fechando a Semana do Idoso, o público vai conhecer a Beleza da Maturidade, eleita durante um divertido baile no Sesc Deodoro, a partir das 18 horas. A intenção é resgatar a autoestima de quem já passou dos 60 anos.