Sesc realiza lançamento da Carta de Bertioga que trata de ações junto ao Cidadão Idoso

30/09/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Como parte das comemorações dos 50 anos do Trabalho Social com Idosos — programa pioneiro no Brasil realizado pelo Sesc — e em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, os participantes do Fórum Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso apresentam à sociedade brasileira, a Carta de Bertioga, resultado das discussões sobre as perspectivas e estratégias para o aperfeiçoamento das políticas sociais, com vistas a elevar a pessoa idosa a sua plena cidadania. No Maranhão, o evento acontece nesta terça-feira, a partir das 17 horas, no Sesc Deodoro.



O Fórum Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso foi um evento que reuniu cerca de 120 profissionais e lideranças idosas, entre técnicos, especialistas, pesquisadores, educadores e gestores, vinculados à questão da velhice e do envelhecimento, de todo o Brasil, do Chile e de Portugal, no período de 8 a 11 de setembro de 2013, no Sesc Bertioga em São Paulo.


Neste fórum foram analisadas as atuais políticas públicas brasileiras voltadas para a velhice e propostas nas áreas de Formação e Educação Permanente; Autonomia, Direitos e Cidadania; Gerações e Intergeracionalidade; e Cuidado e Relações Sociais.


Como resultado dessa reunião foram consolidadas estratégias Socioeducativas e intergeracionais; Midiáticas; Financeiras e Fiscais; Políticas intersetoriais e de cuidado, etc que estão fundamentadas na visão de um cenário mais favorável em relação ao atual momento da sociedade.


O tema englobou discussões sobre ações públicas e privadas, que ainda estão muito distantes do ideal para a promoção de um envelhecimento digno — conforme consenso entre os participantes — e a carência de serviços públicos adequados e preparados para lidar com as especificidades introduzidas pela velhice, nas áreas de previdência, assistência, saúde, educação, cultura, lazer, trabalho, justiça, habitação, transporte, dentre outros.


Destacou-se também o individualismo, a competição e o consumismo decorrentes dos valores predominantes de nossa época que penalizam de modo especial os velhos, vistos preconceituosamente como seres desprovidos de competências e, portanto, de serventia social.


O Fórum considerou a realidade do envelhecimento da população brasileira para as próximas décadas e antevê um cenário futuro de efetivação de políticas setoriais e de direitos, com maior protagonismo, participação social e cidadã da pessoa idosa. O pleno exercício do Controle Social Democrático se fará em articulação com o Estado e a sociedade civil organizada por meio do monitoramento dessas políticas.


Para esse cenário favorável é importante cultivar relações responsáveis, solidárias, intergeracionais e coeducativas para que se concretizem estratégias imediatas e continuadas que permitam ao conjunto da sociedade brasileira a garantia de visibilidade da diversidade na velhice, da intergeracionalidade e protagonismo da pessoa idosa; educação plena; cuidado digno e da participação da sociedade civil envolvida no monitoramento das políticas públicas.


Nesta terça-feira, 1º, o Sesc São Paulo estará disponibilizando em sua página, uma síntese da Carta de Bertioga 2013, e a divulgação da mesma acontece nos regionais em eventos promovidos pelos coordenadores do Trabalho Social com Idosos.