Sesc apresenta programação cultural na XIII Fecoimp

23/09/2013 às 00:00 por Viviane Franco

A cidade de Imperatriz já se consolidou como uma importante pólo de desenvolvimento econômico no Maranhão, a cidade é a sede de uma das mais importantes feiras multissetoriais da Região Norte Nordeste, a Fecoimp – Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz. A 13ª edição do evento aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro, contando com expositores de vários estados. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do governo, comércio, indústria, além de empresários, estudantes e público em geral, que a cada ano visitam em maior número da Fecoimp.

 

Na abertura do evento o coordenador da feira Leonardo Leocádio ressaltou a importância da cidade de Imperatriz no cenário econômico do estado e destacou a visibilidade que a feira proporciona aos expositores. “Este ano o vento deve superar as edições anteriores, estamos com uma extensa programação que vai desde cursos de qualificação profissional, até uma rica programação cultural, além dos diversos expositores que reunimos neste espaço, com isso esperamos alcançar uma maior visibilidade no cenário econômico nacional”.

 

Cerca de 30 mil pessoas circularam pela Fecoimp nos 4 dias de evento. No total a feira contou com 110 expositores do Maranhão e também de outros estados como Pará, Tocantins e São Paulo. Foram 180 estandes, 6 tendas na área externa destinada ao Salão do Automóvel, além do espaço Habita Sim, voltado para empresas do setor imobiliário e da construção civil. Segundo o Presidente da Associação Comercial de Imperatriz. Euclides Vieira a Fecoimp é uma vitrine para a economia da região.

 

Além de participar da feira com um stand institucional, ao lado da Fecomércio e Senac, o Sesc levou à Fecoimp uma diversificada programação cultura através dos Projetos Circulando Cultura e Palco Giratório, com oficinas para atores e estudantes de artes, apresentação de teatro de rua, performances circenses, apresentação de dança de rua, além de apresentação de artistas locais.

 

Em Imperatriz, o público pôde conferir na Praça de Fátima, o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, um espetáculo de rua que abordou temas polêmicos como a miséria e a fome. O público que foi conferir a apresentação aprovou a iniciativa do Sesc. Foi o caso de Gleidiane da Conceição Silva, de 21 anos, que estava passando pela Praça e observando a movimentação, decidiu acompanhar a peça – “achei muito bom, nunca tinha visto um espetáculo de rua, espero que tenhamos mais apresentações aqui em Imperatriz” – finaliza.

 

Além do espetáculo o projeto Palco Giratório realizou a oficina “O Corpo Individual e Coletivo no Espaço", ministrada pelo Núcleo Ás de Paus do Paraná, que reuniu atores e estudantes de artes, promovendo um intercâmbio entre os artistas visitantes e locais.

 

O Projeto Palco Giratório, considerado o maior festival de teatro itinerante da América Latina, vai além das apresentações: os grupos promovem intercâmbios por onde passam, proporcionando experiências construtivas para o público e outros artistas. Conversas, oficinas e debates ampliam ainda mais o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.