Subway e Conab beneficiam 21.413 pessoas com doações realizadas ao Mesa Brasil Sesc

14/02/2020 às 16:49 por Amanda Machado

As parcerias e a solidariedade são a base de sustentação do Programa Mesa Brasil. Funcionando como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, sociedade civil e o empresariado são os braços dessa importante iniciativa do Sesc, que faz a diferença na vida de milhares de brasileiros. Nesta semana, o Sesc no Maranhão recebeu duas grandes doações:  1.872 litros de leite Integral do Subway e 8.770 kg de floco de milho da Conab, beneficiando 21.413 pessoas.

O Subway comemorou o Dia Mundial do Sanduíche com a campanha promocional “Leve 2, Pague 1” em todos os restaurantes do Brasil, doando pelo segundo ano consecutivo 1% da venda ao Programa Mesa Brasil Sesc. Ao todo foram entregues aos departamentos regionais mais de 50 mil litros de leite. O Maranhão recebeu 1.872 litros de leite líquido, entregues a 35 entidades sociais, beneficiando 9.301 pessoas.

O leite foi o alimento escolhido devido ao seu alto valor nutricional, sendo uma das fontes de proteína, cálcio e outros minerais, além da versatilidade de preparo, fácil acondicionamento e boa aceitação. A doação deve beneficiar cerca de 900 entidades sociais, atendendo camadas da população vulneráveis social e nutricionalmente nas cinco regiões do país.

Apesar de não ter uma data fixa para a doação, outro grande parceiro do Programa Mesa Brasil Sesc é a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Neste semana o órgão doou 8.770 quilos, alimento nutritivo que chegou à mesa de 12.112 pessoas nas mais variadas receitas.

As empresas que realizam doações podem receber isenção de impostos, variando de acordo com a quantidade de produtos fornecidos. Seus representantes devem entrar em contato com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para cadastrarem-se, contabilizarem as notas fiscais e receberem o abono.

Rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício, o Mesa Brasil Sesc existe desde 1994 e, só em 2019, já arrecadou mais de 25 mil toneladas de alimentos, beneficiando 1,5 milhão de pessoas atendidas em instituições assistenciais cadastradas.