A linguagem circense é apaixonante. Encantar todas as faixas etárias, não é uma tarefa fácil, mas o circo mostra que isso é possível. Nesta quinta-feira, 15, na área de vivência do Sesc Deodoro, o público vai prestigiar a apresentação da Cia Chegança Circo e Teatro com seu espetáculo Gran Circo de Variedades, a partir das 12 horas. A apresentação faz parte do Projeto Pauta das Artes, um projeto do Sesc que tem como objetivo promover apresentações artísticas de qualidade nas linguagens de música, do teatro e da dança, proporcionando ao público contato com produções artísticas diversificadas e selecionadas.
O espetáculo “Gran Circo de Variedades” conta a história de uma trupe circense que está à procura de acróbatas. Nesta aventura a palhaça Arnica e seu amigo Alface, interpretados pela atriz Dathy Bezerra e o ator Afonso Barros, respectivamente começam a treinar números acrobáticos a fim de serem aceitos na trupe. A qualidade das acrobacias vai evoluindo no decorrer do espetáculo. Até Arnica, com apoio do seu amigo, se tornar uma bela acróbata.
Andreia Alves, que há três anos trabalha na Cia Chegança, afirma que a arte circense é pouca difundida no Maranhão e, por isso, iniciativas como a do Sesc são de suma importância para a propagação dessa arte. “É muito gratificante observar e sentir que o público se interessa pelo que fazemos com tanto amor. Precisamos difundir mais esse precioso legado”, afirmou.
O espetáculo “Gran Circo de Variedades” promete fazer muita gente voltar a ser criança. O circo promove a democracia do riso e o Sesc, com sua missão, é um canal de difusão da cultura para seus públicos.
A Companhia de teatro e circo teve início em 2007 com a proposta de pesquisar a realização de espetáculos em espaços abertos. Em outras oportunidades, já se apresentaram em projetos do Sesc como a Mostra Guajajaras e Sesc Circo, este último no começo de 2013.