Projeto nacional de difusão musical, o Sesc se prepara para a abertura da 16º edição do Sonora Brasil. Nesta quarta, dia 29 de maio, Florianópolis sedia o lançamento do circuito 2013 / 2014, que difunde a herança cultural dos “Tambores e Batuques” e de “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Em São Luís, quatro grupos se apresentam entre os dias 11 e 14 de agosto.
A programação da solenidade é uma mostra da riqueza cultural brasileira evidenciada no repertório da 16º edição do Sonora Brasil. Dois dos oito grupos, selecionados a partir das suas raízes histórico-musicais e nuances regionais, celebram o início do projeto: Alabê Ôni (RS) e Octeto do Polyphonia Khoros (SC). Em formato de Mostra, o circuito percorre o Brasil até 2014, realizando 450 apresentações em 128 cidades.
O tema “Tambores e Batuques” manifesta as crenças religiosas e práticas cotidianas das comunidades quilombolas por meio de cânticos e instrumentos artesanais, com destaque para o tambor, que é considerado sagrado. O grupo Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú (AP), apresenta o marabaixo e o batuque; o grupo Samba de Cacete da Vacaria, da região de Cametá (PA), o samba de cacete; o grupo Raízes do Samba de Tócos, da cidade de Antônio Cardoso (BA) exibe o samba de roda e do Rio Grande do Sul vem o único dos quatro grupos que não é formado em uma comunidade quilombola, o Alabê Ôni, formado por músicos, pesquisadores da cultura negra que recupera a história do Tambor de Sopapo.
Já o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” revela a força de um dos mais importantes compositores da música contemporânea no país, conceituado crítico, produtor musical e criador da tradicional Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Os grupos que o compõem são: Quinteto Brasília, com composições escritas para instrumentos de sopro; o Quarteto Portinari, obra para cordas; o Octeto do Polyphonia Khorus, com obra para canto coral e o Duo Cancionâncias, para violão e canto.
Este ano, “Tambores e Batuques” visita as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em São Luís, as apresentações dos grupos “Raízes do Bolão” (AP), “Samba de Tócos” (BA), “Samba de Cacete” (PA) e “Tambor de Sopapo” (RS) acontecem nos dias 11,12,13 e 14 de agosto, respectivamente.