Em clima de descontração, a festa de Lançamento do Dia do Desafio 2013 reuniu representantes de países da América Latina, Dinamarca e do Brasil no dia 6 de maio, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Nesse dia aconteceu o sorteio das cidades que competem entre si para mobilizar o maior número de pessoas a realizarem pelo menos 15 minutos de qualquer atividade física. Os municípios maranhenses Caxias, Itapecuru e Paço do Lumiar participam da mobilização contra as cidades de Colón (Panamá), Valença, na Bahia e La Guardia, em Santa Cruz (Bolívia), respectivamente.
Como se trata de um grande projeto de incentivo a prática regular de exercício físico, na festa de lançamento não poderia faltar demonstração de muita energia e disposição com ginástica multifuncional, shows, tênis de mesa, futebol de mesa, apresentações de futebol freestyle, skyruner, basquete de rua e caricaturas dos participantes.
Além disso, o ginásio da unidade Pinheiros foi palco de apresentação de basquete em cadeira de rodas e patinação artística. Na programação os representantes presentes tiveram direito a relaxamento e massagem.
Para 2013, a disputa entre as cidades vai colocar frente a frente cidades como Caxias, campeã de 2012 com 48% da população mobilizada, um quantitativo de 74.493 participantes. Ela vai competir com Colón (Panamá), que ano passado só mobilizou 12% dos cidadãos ou 25.218 pessoas.
Itapecuru desafia a iniciante Valença, cidade baiana e tenta superar os números do ano passado que foram apenas 30% — 18.420 participantes.
De volta à disputa, Paço do Lumiar vai competir contra La Guardia, cidade de Santa Cruz, na Bolívia, que há dois anos não participa do projeto. Ambas vão tentar mobilizar seus moradores no próximo dia 29. A última vez que a cidade maranhense competiu foi em 2011, movimentando 76% da população, 79.518 participantes enquanto a cidade boliviana em 2009 só conseguiu 3%.
O Dia do Desafio é uma das maiores competições em prol do incentivo a prática de atividade física regular. O evento promovido pelo Sesc em parceria com as Prefeituras, reúne cidades do continente Americano, na última quarta-feira do mês de maio, para uma competição amigável para mobilizar o maior número de cidadãos. A população é a vencedora dessa disputa, pois aprende a importância do exercício físico para a saúde.