O projeto Palco Giratório traz a São Luís o espetáculo “O Filho Eterno”, da Cia. Atores de Laura, do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (16), às 20h, com entrada gratuita no Teatro Arthur Azevedo e a oficina “O Ator na 1ª a 3ª Pessoa”, que foi realizada nesta segunda-feira (15), no auditório do Sesc Deodoro. As atividades marcam o início da 16ª edição do Projeto Palco Giratório.
A oficina ministrada pelo ator Charles Fricks abordou o tema “O Ator da 1ª a 3ª Pessoa” e contou com 19 participantes que tiveram acesso gratuito as aulas e ao material disponibilizado pela companhia. A oficina já circulou pelo Palco Giratório nas unidades do Sesc em Belém, Palmas e Campina Grande. Com sucesso absoluto de público.
Durante a oficina que tratou exatamente do livro, que deu origem a peça O Filho Eterno, que é narrado em primeira e terceira pessoa. A oficina explorou de forma dinâmica o ator como narrador da estória, a explosão de movimentos, trabalhada através de conceitos de ruptura e movimento, além da leitura dramatizada de cenas do espetáculo.
Charles Fricks afirma que a receptividade do público tem sido muito positiva e o público tem se emocionado bastante com o texto, que leva a uma reflexão profunda sobre o aceitar o outro como ele é e de certa forma se aceitar também.
Espetáculo
O Filho Eterno conquistou oito prêmios literários nacionais e internacionais, ganhou adaptação teatral de Bruno Lara Resende e traz à tona emoções inesperadas na versão teatral, proposta pela Cia Atores de Laura.
“O Filho Eterno” mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções que um filho pode trazer, focando no desafio de nossas limitações, sem perder o olhar elegante. Frases de impacto e inesperadas dão o tom poético dessa trama, em que vem a tona muitas questões que pensamos, mas que jamais teríamos coragem de dizer em voz alta.
A chegada do primeiro filho com síndrome de down é apenas uma das diversas reflexões que envolvem a paternidade e a humanidade que são abordadas na história.
Cia Atores de Laura
A Cia Atores de Laura foi criada no Rio de Janeiro em 1992 e tem no seu repertório 15 montagens teatrais. Os Atores de Laura dedicaram-se desde logo ao trabalho coletivo, com o objetivo de pensar e realizar o ator como força principal do jogo cênico, em torno do qual são construídas, paralela e posteriormente, a direção, a cenografia, o figurino e a iluminação.
Palco Giratório
A 16ª edição do Palco Giratório foi lançada no dia 14 de março, em São Paulo. O projeto, já consolidado no cenário cultural brasileiro, leva 732 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades, muitas delas de forma simultânea, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país.