Pelo 15º ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, com início nesta segunda-feira (15) até o dia 26 de abril. Durante esse período, 65 mil postos de saúde de todo o país estarão realizando a imunização, entre esses, as unidades do Sesc Saúde, Turismo e Deodoro respectivamente nos dias 15, 18 e 19, das 9 às 16 horas. Importante levar a carteira de vacinação.
O público alvo da campanha são gestantes, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto e doentes crônicos, devidamente munidos com prescrição médica.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, como os EUA, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina e Brasil.
A vacina contra gripe (influenza) possui eficácia de até 90% em pessoas sadias. Ou seja, a cada 10 pessoas vacinadas, de 7 a 9 não terão gripe, enquanto pelo menos uma pode apresentar a infecção, neste caso com os sintomas geralmente mais brandos.
Em 2013, no Brasil vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam nesse período do ano, segundo o ministério.