Autenticidade e talento na Galeria de Arte do Sesc

15/04/2013 às 00:00 por Viviane Franco

 Cores, fotografias, criatividade e muita beleza é o que esbanja a exposição “As sombras que me perseguem”, do maranhense João Almeida. Em uma prestigiada vernissage, realizada na última sexta (5), as inovadoras obras surpreenderam os visitantes em uma noite de muito brilho e fruição artística. Quem desejar apreciar o talento do jovem artista, está convidado a visitar a Galeria do Sesc entre os dias 8 e 26 de abril, das 9 às 12h e das 13h30 às 20h.

 

Retratando a beleza e sensualidade feminina a partir de fotografias de revistas de moda, papel flúor, tinta invisível e variadas referências do universo artístico como a intervenção e o surrealismo, “As sombras que me perseguem” é a primeira exposição individual de João Almeida. O graduando do Curso de Educação Artística e também produtor de fantasias explica que a escolha do título faz menção à sua bagagem cultural, estilos e preferências, marcas indissolúveis na sua trajetória profissional. “Estamos inevitavelmente ligados a arte. Assim como a sombra é uma representação e extensão do corpo, nossas peculiaridades nos acompanham e também nos definem. A exposição reúne os principais elementos que habitam minhas produções e formação artística”, explicou João.

 

 

Presente na abertura da exposição, um grupo de alunos do SOS Vestibular indagou o artista sobre o processo de criação. A curiosidade e o encantamento pela produção chamaram a atenção de outros apreciadores que acabaram se unindo aos estudantes. Animada, Jania Lindoso (27) teceu elogios. “Temos pouquíssimas oportunidades de avaliar e admirar um trabalho tão autêntico e ousado como este. Toda a composição é bem detalhada, um trabalho minucioso, repleto de informação e talento. A cada novo olhar, uma descoberta,” revelou a estudante do curso de administração.

 

 

Duas obras da exposição “As sombras que me perseguem” foram desenhadas e pintadas nas próprias paredes da Galeria de Arte do Sesc. A intervenção artística, que também inclui a beleza da tinta invisível, contou com a participação de duas servidoras do setor de cultura do Sesc. Márcia Braga conta que se surpreendeu com o resultado. “Fiquei muito feliz em poder contribuir com essa bela produção. Acompanhei todas as etapas do processo e agora que vi a obra finalizada fiquei emocionada”, revelou.

 

 

Para agendar visitas para apreciar o trabalho de João Almeida ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (98) 32163830 ou pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com.