Revisitar São Luís em várias épocas através de representações artísticas e contribuir para o despertar de novos olhares e formas de se pensar a arte e a cidade são os objetivos dos arte-educadores Raimunda Fortes e João Carlos Pimentel que lançam nesta sexta-feira, 19, às 19h, na Galeria de Arte do Sesc, o livro, A Cidade e a Memória: As Representações Artísticas Formando a Identidade Ludovicense, uma publicação que contou com o apoio do Sesc no Maranhão.
A obra é norteada por três eixos temáticos: a cidade (São Luís), a história da cidade (400 anos) e as artes visuais como registro de memória da cidade. Partindo desse ponto, os autores caracterizam as formas como alguns artistas representaram São Luís ao longo do tempo e de que modo essa produção contribuiu para a formação de possíveis identidades da Cidade.
No livro os autores comentam imagens representativas de fatos religiosos, localização, domínio e de conquista no século XVII tais como: a fundação de São Luís, vistas da capital maranhense e registro cartográfico da cidade e de seus arredores.
Raimunda Fortes
É graduada em Educação Artística/Artes Plásticas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão (1999) e em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão. Possui doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará.
Atualmente Raimunda Fortes é professora na Universidade Estadual do Maranhão. Entre seus livros publicados na área de artes visuais destacam-se: A Obra escultórica de Newton Sá; Descobertos e descobridores do Brasil: da visão pictórica europeia do século XVI ao registro escultórico maranhense do século XX; Leitura visual: uma experiência interdisciplinar no estudo das artes plásticas; Arte Maranhense: produção & ensino.
João Carlos Pimentel Cantanhede
É graduado em Educação Artística/Artes Plásticas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Especialização lato sensu em História do Maranhão pela Universidade Estadual do Maranhão (2005).
Atualmente é professor de Arte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). É autor dos livros: CANTANHEDE: memórias terceiras e Veredas estéticas: fragmentos para uma história social das artes visuais no Maranhão.