Sesc reúne o melhor da música instrumental maranhense na hora do almoço

02/04/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Reunir a riqueza da diversidade da música instrumental e divulgar o trabalho de compositores da terra. É com esse propósito que o Sesc realiza durante todas as terças-feiras na sala de dança da unidade Deodoro o concerto Sesc Instrumental, das 12h às 13h30. Quem abre a programação do mês de abril, é o sexteto SL Tubones, com apresentação nesta terça-feira, 2 e dia 6 de abril. Já nos dias 16, 23 e 30 quem sobe ao palco é o violonista maranhense Alessandro Freitas.

 

O Sesc Instrumental é um projeto que busca sensibilizar comerciários e frequentadores do Sesc Deodoro para a música instrumental nacional e maranhense. “Por esse projeto mostramos como é possível oferecer atividades culturais de qualidade à população. Por isso, é uma iniciativa importante do Sesc para uma região sem grandes investimentos nesta área”, comenta o Técnico em Música, Victor Castro.

 

 

SL TUBONES

 

O cenário da música instrumental em São Luís nos últimos anos adquiriu novos contornos, grupos de diversas vertentes e estilos surgiram e surgem na cidade. O SL Tubones que surgiu em 2006 reúne instrumentos de extensão graves da família de metais, o chamado Low Brass, o sexteto é formado pelos músicos Daniel Miranda (Trombone), Adrian Ferreira (Trombone), Elder Ferreira (Trombone), Enilson Carvalho (Trombone), George Campos (Tuba) e Marcel Pereira (Bateria).

 

O repertório executado pelo grupo transita entre o erudito e o popular, mesclando em suas apresentações desde músicas do período barroco até clássicos da música popular brasileira. Parte desse repertório é de músicas destinadas para grupo de trombones (quartetos quintetos, sextetos…), as demais, são de arranjos ou adaptações escritas exclusivamente para o SL Tubones.

 

 

ALESSANDRO FREITAS

 

O músico maranhense Alessandro Freitas é formado no curso de Violão Erudito pela Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” e também no curso Superior de Música pela Universidade Estadual do Maranhão.

 

Atualmente, faz parte do quadro de professores efetivos em duas instituições, lecionando violão: no SESI e na Escola Municipal de Música “Maestro Nonato” em São José de Ribamar. Além disso, toca e promove recitais solo ou integrando a Orquestra Maranhense de Violões. Seu repertório atual envolve arranjos e transcrições de grandes temas do rock internacional para o violão solo elétrico ou acústico.

 

Reúna a família e almoce ao som de música de qualidade. Com o Sesc Instrumental, o horário de almoço é preenchido com uma seleção especial até às 13h30. Para o mês de abril as apresentações acontecem nos dias 2, 6, 16, 23 e 30 na sala de dança, das 12h às 13h30, na unidade do Sesc Deodoro.