Sesc: Programação em homenagem às mulheres recheada de surpresas e alegria

11/03/2013 às 00:00 por Viviane Franco

 Sorrisos, emoção, muita alegria e beleza feminina invadiram a Área de Vivência do Sesc Deodoro na última sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.


A programação teve início às 10h, com a participação do Coral “Vozes da Sabedoria”,do grupo do Trabalho Social com Idosos TSI, que pôde conferir a palestra sobre como aproveitar a vida na melhor idade, ministrada pela coordenadora do Centro de Atenção e Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa, Izabel Lopzig. O foco do debate foi a violência e os maus tratos sofridos pelos idosos e como estes podem lidar e combater tal situação, que acontece principalmente dentro do seio familiar.


Após a palestra, o grupo apresentou uma peça de autoria própria intitulada “Um encontro no céu”, protagonizada pelos próprios integrantes do TSI e, em seguida, os mesmos se apresentaram com a animada banda “Percussividade”, fazendo todo o público cantar e dançar ao som de clássicos da música regional.


A aposentada Maria de Lourdes S. Cunha, integrante do grupo há 7 anos, era só animação. “Depois que fiquei viúva, nunca mais perdi uma programação do TSI. O grupo ajudou a trazer de volta a minha alegria. É maravilhoso poder contar com estes amigos, tão importantes para nós que estamos na terceira idade”, declarou.

 

Pauta das Artes


A programação continuou, às 12h30, com a participação do projeto Pauta das Artes, que trouxe para homens e mulheres do Sesc Deodoro uma apresentação inspiradora e questionadora a respeito da opressão sofrida pelas mulheres desde o início dos tempos e o seu significado na sociedade. Por meio de poesia e música, as atrizes resgataram a evolução da participação feminina no meio social, seus direitos e deveres como protagonistas sociais.


Segundo a técnica em cultura do Sesc Márcia Braga, o papel do Pauta das Artes, que acontece uma vez por mês no Sesc Deodoro, é expor assuntos a respeito da nossa cultura e da nossa sociedade, levantando questionamentos e incentivando a reflexão sobre esses temas a partir de apresentações artísticas.

 

Recreação


E depois de uma importante reflexão, uma boa dose de alegria e descontração. O Sesc se encheu de gargalhadas com a programação recreativa que reuniu crianças, jovens, adultos e idosos em torno das boas e velhas brincadeiras de roda, com direito a premiações especiais, só para as homenageadas.


A estudante de ensino médio Ana Ferreira Souza, 17 anos, que participou das atividades e adorou o presente que levou para casa, é frequentadora assídua do Sesc Deodoro e curte todas as programações recreativas e culturais da Unidade. “Fiz o curso de técnicas circenses, mas sempre almoço aqui. Acho muito importante termos uma programação nesse horário, seja por uma data comemorativa ou habitual, como o Sesc Instrumental, às terças-feiras. O melhor é que atende ao público de todas as idades”.


E a animação continuou a noite. Na companhia de amigos, os comerciários e estudantes aproveitaram o som da Banda Pakera, na festa de encerramento da programação recreativa intitulada “Noite dos Ritmos”. Fardados ou apaisanos, o objetivo era um só: se divertir!


A animada auxiliar de crédito, Thayane Silva (20), recebeu o convite das amigas de departamento e não se arrependeu. “É a primeira vez que participo de um evento no Sesc. A alegria e segurança proporcionadas me permitiram aproveitar ao máximo a festa”. E, apesar de acumular algumas primaveras a mais, Sebastiana Moares, de 54 anos, também esbanjou energia e acompanhou os agitados ritmos com muita graciosidade. Ela que é freqüentadora assídua do Sesc Deodoro, contou que é fã de carteirinha dos eventos da Unidade.


Sesc Turismo


As mulheres também foram homenageadas com uma programação especial na Unidade Sesc Turismo, no último domingo, 10 de março. Clientes e servidoras do Sesc, além de desfrutarem de um belo domingo de sol nas instalações do clube, puderam participar dos sorteios de presentes diversos, como kits com hidratantes, perfumes e sabonetes ao gosto das homenageadas.


Visitando pela primeira vez o Sesc Turismo, a doméstica Maria Antônia ficou contente em ter levando um dos mimos para casa. “A gente é muito bem recebida, desde a portaria até o restaurante. Ainda vou levar um presente lindo pra casa! Vim só com meu filho, mas da próxima vez, trago toda a família!”, comentou sorridente.


A dona de casa Olívia S. Oliveira também aprovou a programação. “O Sesc sempre lembra de datas importantes para nós, nunca deixa passar em branco. Mas o melhor de tudo é que eu sempre ganho presente quando tem sorteios, bingos ou coisa parecida. O Sesc me dá sorte!”, revela.


Fechando com chave de ouro, após os sorteios, a animação ficou por conta de Lucilene Castro, a musa d
o bolero, e sua banda, que fez o público dançar ao som de muito arrocha e forró das antigas.