Cotidiano e criatividade essa é a essência da arte contemporânea apresentada por Alaim Moreira Lima na exposição "Coisas de Armazém". O artista resgata a arte de vanguarda utilizando vidros de conservas que antes iriam para o lixo e que agora enriquecessem as galerias de arte. Essa transformação pode ser apreciada na Galeria de arte do Sesc Administração entre os dias 11 e 28 de março, das 9h às 17h30. O vernissage está marcado para esta sexta-feira (8), às 18h30.
A exposição consiste na apresentação de gravuras contemporâneas criadas por meio da cologravura. A técnica desenvolvida originalmente na Espanha chega a São Luís sob as mãos de Alaim Moreira Lima, que prioriza o uso de elementos da natureza, tais como sementes, folhas e talos, transformando artisticamente as formas naturais brutas em releituras gravadas sobre o papel.
Sobre o Artista
Alaim Moreira Lima nasceu em São Luis-MA, no ano de 1967. Entrando muito cedo em contato com a arte, pois sua mãe, que foi educada na extinta Casa Providência, teve aulas de pintura e dedicava-se a fazer trabalhos manuais. Ainda em sua infância, Alaim brincava com seus pincéis sujos de tinta e encantava-se com o colorido em suas mãos.
Começou sua vida artística estudando escultura em 1987, descobrindo o início de uma carreira que passaria por vários segmentos das artes. No ano de 1989 fez a sua primeira oficina de Xilogravura no Centro de Criatividade Odylo Costa filho. Nos anos seguintes dedicou-se ao estudo de linguagens de materiais, fotografia, gravura em metal e outros. No teatro, durante 7 anos, destacou-se como diretor geral do espetáculo da Paixão de Cristo de Pinheiro-MA.
Em outubro de 1999, depois de uma bateria de avaliações foi chamado para cursar Ensino Superior Das Artes Plásticas em Cuba. Mais tarde, no ano de 2000, seu curso é reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP), obtendo o título de Bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Pintura.
De volta ao Brasil, Alaim aprofundou suas pesquisas na cultura popular chegando ao Carnaval, onde trabalhou como carnavalesco na criação e execução de fantasias e adereços, contribuindo para um maior desenvolvimento de várias escolas de samba no Maranhão.
O grande acervo do artista está aberto ao público a partir desta sexta, dia 8 de março, a partir das às 18h30, na Galeria de Arte do Sesc. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas por meio do telefone (98) 3216 3830.