Criatividade e sustentabilidade marcaram a II Feira Gastronômica promovida pelo Sesc Mesa Brasil em Caxias. O evento aconteceu no dia 28 de novembro, na entidade social Centro São Francisco de Assis, e reuniu um público engajado, composto por representantes das instituições parceiras e beneficiários diretos do Programa Mesa Brasil na região.
A segunda edição foi um verdadeiro show de criatividade, sabor e consciência alimentar, alcançando o objetivo da ação que é demonstrar, na prática, que partes de alimentos muitas vezes descartadas, como cascas, talos e fibras, podem se transformar em pratos nutritivos e deliciosos e ainda se tornar ferramentas no combate à fome e ao desperdício.
O ponto alto do evento foi a apresentação das receitas concorrentes. Ao todo, seis instituições aceitaram o desafio de criar pratos que unissem sabor e sustentabilidade. A difícil tarefa de avaliar as criações coube a um corpo de jurados técnico, formado por funcionários do Sesc, que analisaram critérios como criatividade no uso dos ingredientes, apresentação e, claro, o sabor final.
As receitas apresentadas surpreenderam pela inovação, provando que a culinária sustentável é acessível e saborosa, sendo três premiadas por suas criações excepcionais:
-
1º Lugar: O grande campeão da edição foi o Projeto Santos Anjos da Guarda, que conquistou o paladar dos jurados com uma inovadora Torta salgada à base de fibra de caju e castanha, um exemplo perfeito de reaproveitamento de um fruto típico da região.
-
2º Lugar: O Clube de Mães garantiu a segunda posição com uma receita prática e cheia de cor: uma Farofa enriquecida, utilizando repolho roxo, repolho branco, uma variedade de talos que seriam descartados e bacon para finalizar.
-
3º Lugar: Fechando o pódio, a Pastoral da Criança foi premiada pelo seu nutritivo e cremoso Creme da fibra da abóbora.
Mais do que uma competição, a II Feira Gastronômica do Sesc Mesa Brasil Caxias reforçou a missão educativa do programa. O evento celebrou o trabalho diário das cozinheiras e voluntários das entidades sociais, capacitando a comunidade para uma alimentação mais saudável, econômica e sem desperdício.





