Sesc encerra Projeto Territórios Solidários 2025 com ações de impacto social e geração de renda em São José de Ribamar

01/12/2025 às 10:19 por Lideney Ferreira

Em clima alegria e gratidão, a Associação Sociocultural e Educativa Nossa Senhora de Loreto (Ansel) abriu suas portas nesta quinta-feira (27) para um encontro diferente com os participantes do projeto Territórios Solidários 2025. É que após sete meses, o projeto concluiu suas atividades no povoado São José dos Índios.

Com a presença da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro; da coordenadora do Sesc Mesa Brasil, Roberta Ribeiro; e das assistentes sociais do Sesc, Silvana Pinheiro e Soraya Aguiar, as 25 mulheres e 25 crianças beneficiadas com o projeto puderam se confraternizar e testemunhar sobre o resultado expressivo em suas vidas.

A cerimônia de encerramento contou com as falas da Diretora Rutineia e da representante da Ansel, Jucilene da Costa, que resumiram o quanto foi importante para ambas instituições essa troca de saberes.


Demonstrações de carinho e gratidão emocionaram a todos durante a leitura do cordel pela aluna Andressa Araújo e depois nos depoimentos emocionantes da Natalia Neves e da Eliane da Conceição Silva, sobre marcou um novo tempo para a comunidade de São José dos Índios.

Além da entrega simbólica de certificados e cestas básicas, o evento contou com uma apresentação cultural do Grupo SLZ, que encantou as crianças com a contação de histórias “A Serpente Branca”, adaptada dos Irmãos Grimm.

O projeto tem como objetivo principal levar dignidade, conhecimento e novas oportunidades para o público em situação de vulnerabilidade social atendido por entidades cadastradas no Mesa Brasil. Segundo a Direção do Sesc, a escolha da Ansel reflete o compromisso em atuar onde a transformação social é mais necessária.

Ao todo, 50 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações de 2025, sendo divididas em grupos de 25 adultos e 25 crianças. Durante o projeto, foram realizadas oficinas práticas voltadas para a segurança alimentar e nutricional, além de estratégias de geração de renda, visando a autonomia financeira das famílias locais.

O evento foi finalizado com uma degustação especial, preparada com base nos conceitos de aproveitamento integral e nutrição ensinados durante a jornada do projeto, celebrando a saúde e a união comunitária.