Imagine fazer as malas sem se preocupar com o bolso, embarcar em uma viagem inesquecível com pessoas novas e descobrir lugares incríveis do nosso Brasil?! Foi exatamente essa experiência que o Turismo Social do Sesc Maranhão proporcionou a 28 trabalhadores do comércio e seus familiares. Por meio do projeto Descobrindo o Brasil com o Sesc, o grupo contemplou as belezas de Palmas e de onze atrativos naturais do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, além de viverem o turismo de experiência em um roteiro intenso e inesquecível de cinco dias, com tudo pago.
O Turismo Social do Sesc Maranhão preparou um roteiro de tirar o fôlego, repleto de belezas naturais, novas experiências, cultura de tradições e histórias que emocionam. Para muitos viajantes, essa foi a primeira oportunidade de realizar uma viagem de turismo fora de seu estado, o que tornou a experiência ainda mais significativa.
Durante a viagem, os participantes puderam conhecer alguns dos principais atrativos naturais da região, como as Dunas do Jalapão, o Fervedouro do Bela Vista, a Cachoeira do Formiga e a Pedra Furada. Além das belezas cênicas, a programação incluiu momentos de convivência, educação ambiental e valorização da Comunidade Mumbuca e Comunidade Quilombola Rio Novo, que compartilham saberes e tradições do cerrado com os viajantes através de atividades artesanais, como as lindas peças produzidas com o capim dourado, da culinária local, com a degustação de pratos regionais como o arroz de pequi e a preparação da paçoca.
“Foi um sonho realizado. É a primeira vez que viajo para outro estado. Nunca imaginei poder conhecer um lugar tão bonito e diferente. E fui muito agraciado por poder comemorar meu aniversário de 60 anos durante a viagem e viver tudo isso ao lado da minha esposa, que tive a alegria de conhecer na fila do almoço no Restaurante Sesc Deodoro em 1994, e da nossa filha. Sou comerciário e Sesc de carteirinha há 30 anos e esse foi um dos melhores presentes que o Sesc me deu.”, relatou Lourinaldo Viana.

Rosielly Araújo é mãe atípica e contou, emocionada, que essa oportunidade única veio no melhor momento: “Queria sair um pouco da rotina tão árdua que vivo. Estou desempregada no momento, precisei sair do trabalho para cuidar do meu filho no espectro autista e minha filha com TDAH, e Deus sabe como eu precisava vivenciar toda essa alegria e descontração. Hoje, estou mais leve e com o coração cheio de gratidão pelo Sesc ter me proporcionado minha primeira viagem de forma tão especial e com tanto acolhimento”.
O programa Turismo Social do Sesc é uma das ações que mais traduz o propósito do Sesc de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano por meio do acesso a atividades de lazer de forma acessível e educativa. Ao oferecer viagens gratuitas ou a preços reduzidos, o Sesc amplia as possibilidades de participação de pessoas de diferentes realidades econômicas, estimulando o turismo sustentável e responsável.
O Sesc acredita que viajar é um direito de todos, não um privilégio. E é exatamente isso que torna o Turismo Social tão especial: ele abre portas, cria oportunidades e transforma vidas. Com iniciativas como essa, o Sesc Maranhão reafirma seu papel de agente transformador na sociedade, proporcionando aos comerciários e seus familiares, experiências que inspiram, unem e constroem memórias.
