Novembro no Maranhão: shows, espetáculos e eventos nacionais gratuitos em comemoração aos 78 anos do Sesc-MA

05/11/2025 às 15:27 por Gustavo Sampaio

Entre as apresentações musicais, estão grandes artistas como Xande de Pilares, Negra Li, FBC, entre outros.

O mês de novembro terá um tom bastante especial para o Sesc-MA: a comemoração dos seus 78 anos na história do serviço e da transformação social do Maranhão. E a celebração não poderia ser diferente: muita festa, música, apresentações culturais e diversos eventos acessíveis a todos.

Logo na primeira semana, dois espetáculos teatrais. O primeiro será já nesta quarta-feira (5), com a peça “Chá, Fuxicos e Memórias”, fruto da experiência vivida por sete mulheres ao longo de 2025, todas integrantes do grupo de teatro Sesc Vivencena.

A encenação reúne depoimentos de vida, memórias compartilhadas e histórias reais, entrelaçadas com o olhar sensível e transformador do teatro. A entrada é solidária. O ingresso será trocado por 1 kg de alimento não perecível, de preferência arroz ou feijão, que será destinado às entidades assistidas pelo Sesc Mesa Brasil.

Já o segundo será com o ator Silvero Pereira, um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, que retorna ao estado com o espetáculo “Pequeno Monstro” (RJ) para celebrar o aniversário do Sesc-MA. Ambas as montagens serão no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses), que também está em festa e comemora os seus sete anos de atuação na capital.

Inspirado em um conto de Caio Fernando Abreu e dirigido por Andreia Pires, o solo mergulha nas memórias da infância e juventude do ator no interior do Ceará, costurando real e imaginário em uma poderosa reflexão sobre corpo, gênero, afeto e resistência, e será apresentado em duas sessões, nesta sexta (8), às 18h e às 21h – os ingressos já estão à venda: https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosescnapoleaoewerton.

Celebrando também o mês da consciência negra, em novembro, o Sesc-MA apresenta a III Mostra Sesc de Culturas Urbanas, que traz uma grande programação com diversos shows que exaltam a cultura de rua. As ações culturais ocorrerão nos dias 15 e 16 de novembro, na Praça das Mercês – totalmente gratuitas, reunindo música, dança, artes visuais, juntamente com batalhas de rimas, danças urbanas, graffiti, slam e cultura ballroom.

Entre os artistas da programação, estão a renomada cantora Negra Li, o rapper mineiro FBC e nomes como Emme, Gugs, os DJs Jhony Jay e Lara na Lua, entre outros destaques.

Samba Sesc

Um dos eventos mais aguardados do mês especial do Sesc-MA é o Samba Sesc, que terá o cantor Xande de Pilares como grande atração, em uma noite de festa aberta ao público no dia 19 de novembro, no Centro. A entrada é solidária, apenas um 1kg de alimento não perecível. Além do artista, Andrea Frazão e o Grupo Argumento completam o line-up, que inicia a partir das 19h.

Mais programações

Outro grande evento neste mês – desta vez, em Imperatriz – será o Circuito Sesc de Corridas. A etapa é a última da edição 2025 e promete movimentar o segundo maior município do Maranhão. As inscrições estão abertas e os atletas interessados podem participar dos percursos com 3km, 6km e 10 km pelo site cronoesportes.com.br. A competição será no dia 23 de novembro.

No mesmo dia, ocorre, também, o tradicional Passeio Ciclístico do Sesc. O evento, voltado para toda a família, terá percurso de 10 km e a concentração será na Praça Deodoro, ao lado do Sesc Deodoro, a partir das 6h30. Para garantir a vaga, as inscrições, que são solidárias, podem ser feitas também no site cronoesportes.com.br.

Sobre o Sesc

Criado em 1946 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em parceria com sindicatos e federações do comércio, como a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio nasceu com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de suas famílias. Junto com o Senac, forma o Sistema Comércio, referência nacional em educação, cultura, saúde, lazer e assistência social.

O Sesc chegou ao Maranhão em 1947 e, desde então, consolidou-se como referência em ações educativas, sociais e culturais, sendo hoje uma das instituições mais queridas e respeitadas do estado.