“Pequeno Monstro”, com Silvero Pereira, terá sessão dupla no Teatro Sesc

04/11/2025 às 16:55 por Gustavo Sampaio

O renomado ator e um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, Silvero Pereira, retorna ao Maranhão, desta vez, na comemoração dos sete anos do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com duas sessões do espetáculo “Pequeno Monstro” (RJ), nesta sexta-feira (7).

Com duração de 70 minutos e classificação indicativa de 16 anos, a montagem chega a São Luís para sessões às 18h e às 21h, ambas com ingressos à venda, que podem ser adquiridos pelo site da Sympla.

Inspirado em um conto de Caio Fernando Abreu e dirigido por Andreia Pires, o solo mergulha nas memórias da infância e juventude do ator no interior do Ceará, costurando real e imaginário em uma poderosa reflexão sobre corpo, gênero, afeto e resistência.

No espetáculo, Silvero resgata vivências relacionadas à sexualidade e gênero e verbaliza condutas típicas de uma sociedade machista e homofóbica, além de passear pela infância no interior do Ceará e transitar pela juventude em meio às adversidades; percurso que culmina nos dias atuais, onde o ator revê suas cicatrizes e processos curativos tendo o teatro, a música e a poesia como aliados.

Vale destacar, entretanto, que “Pequeno Monstro” não é uma obra sobre o ator, mas, sim, sobre um modelo civilizatório fracassado e violento, incapaz de coexistir com o encanto das diferenças.

“Pequeno Monstro”

A montagem teve sua estreia em maio de 2024 no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro. Em seguida fez temporada no Itaú Cultural (SP), no Cineteatro São Luiz (Fortaleza) e integrou a programação do Festival do Teatro Nacional de Recife.

A encenação obedece a mesma estrutura dramatúrgica já adotada pelo intérprete em espetáculos como “Uma Flor de Dama”, “Quem Tem Medo de Travesti” e “BR-TRANS”, cujas tessituras cênicas foram construídas sob forte influência da literatura, da música, da dramaturgia clássica e das experiências autobiográficas.

Depois de 10 anos em cartaz com o sucesso “BR-TRANS”, que, além de percorrer o Brasil, viajou para Alemanha e EUA, Silvero, agora, pretende partilhar suas reflexões que abarcam o aprofundamento da condição homossexual. A relevância deste espetáculo está ancorada na possibilidade de comoção, reflexão e diálogo capazes de alcançar diversos públicos, uma vez que a estrutura dramatúrgica criada por Silvero investe na tríade característica da sua criação: música, literatura e referências cinematográficas.

O projeto levanta questões estruturais que denunciam a cultura machista e misógina a qual estamos submetidos. A peça se destaca pela coragem discursiva e pretende provocar um questionamento coletivo, onde a empatia se estabeleça como condição entre ator e plateia, percebendo as diferentes formas de viver a homossexualidade a partir de alguns dispositivos da ordem social, ética e moral.

Serviço

O quê: sessões especiais do espetáculo “Pequeno Monstro”, com Silvero Pereira, em comemoração aos 7 anos do Teatro Sesc Napoleão Ewerton;

Quando: nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, às 18h e 21h;

Onde: no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (na Av. dos Holandeses);

Ingressos: disponíveis no site da Sympla.