Uma noite para celebrar a cultura do reggae, dançar agarradinho ao ritmo de grandes sucessos do jeito que só o maranhense sabe, criar conexões para resgatar memórias com o melhor da discotecagem e debater sobre economia criativa do reggae no Maranhão. Essa é a proposta do Reggae Night Brasilis, que nesta II edição, promete movimentar o Sesc Deodoro. A programação acontece nesta sexta-feira (24), a partir do meio-dia. A entrada é gratuita.
O evento faz parte da terceira edição do projeto Culturas Urbanas, uma iniciativa que tem como missão fortalecer e dar visibilidade às expressões artísticas que nascem nos espaços urbanos, nas ruas e nas comunidades periféricas. A programação do Reggae Night Brasilis foi pensada para mostrar a força e a criatividade da cultura urbana, e da ocupação desses espaços.
O pontapé inicial começa a partir do meio-dia, com discotecagem com DJs Resistência Reggae. Criado em 2011, o grupo formado por colecionadores e amantes do reggae, no município de Raposa, nasce com a missão de preservar e difundir a cultura regueira. O coletivo realiza também ações educativas, pesquisas e eventos voltados à valorização do gênero.
Com uma programação diversificada, o evento traz ainda, uma Feira de Artesanato Afroludovicense. Os artigos ficarão expostos das 12h às 13h, na área de vivência do Sesc Deodoro. Das 17h às 19h, a programação traz a exibição do documentário musical Ginga Reggae, que conta a história da cultura reggae na Jamaica Brasileira. O filme apresenta a estética da dança, das cores e das maneiras de ser regueiro. Em seguida, acontece a roda de diálogo “Economia criativa do reggae no Maranhão”, mediada pelo Professor Doutor Carlos Benedito.
Às 19h, é a vez da apresentação de um dos maiores representantes do reggae brasileiro, e que ajudou a escrever a história do gênero no Maranhão. Radioleiro, colecionador, pesquisador, radialista e produtor, o Reggae Night Brasilis recebe o DJ FM Natty Nayfson, fundador da lendária radiola FM Natty Nayfson. O grupo GDAM também marca presença, o coletivo tem quase 40 anos de trajetória, e é sinônimo de resistência, criatividade e celebração da herança africana.
O Show Reggae Barba Branca encerra a programação da edição 2025 do Reggae Night Brasilis. Formada pelos irmãos Nailton, Fabiano e Dalton Lobato, a banda Barba Branca conecta o reggae roots jamaicano à musicalidade brasileira com autenticidade e muito groove, e representa a essência e a força do reggae produzido no Maranhão.
SERVIÇO
O que? II Edição Reggae Night Brasilis
Onde? No Sesc Deodoro
Quando? 24 de outubro (sexta-feira)
Programação? 12h Discotecagem com DJs Resistência Reggae / Das 12h às 13h Feira de Artesanato Afroludovicense / 17h às 19h Exibição do filme Ginga Reggae e Roda de Diálogo / 19h DJ de Reggae FM Natty Nayfson & Resistência Reggae e apresentação do grupo GDAM / 21h Show Reggae Barba Branca.