A educação é um direito fundamental, considerado um instrumento de transformação social. Com o tema “Equidade, inclusão e diversidade na educação: desafios e proposições”, o II Congresso Sesc/Senac: Educação que Transforma acontece nos dias 03 e 04 de setembro, o Teatro Sesc Napoleão Ewerton. O evento reunirá educadores e gestores em educação do Sesc, Senac e instituições de ensino público e privado de São Luís, empresas parceiras e convidados.
Discutindo e refletindo sobre uma educação mais inclusiva, com foco nos desafios e práticas pedagógicas que promovam um ensino transformador, a programação inclui palestras, painel, workshops e insights culturais, todos realizados no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, localizado na Avenida dos Holandeses.
O credenciamento acontece no dia 03/09, a partir das 14h, na recepção da Cafeteria do Sesc. Após a abertura oficial do congresso no Teatro Napoleão Ewerton, o público participará da palestra “Educação Inclusiva e Equidade: Estratégias para a redução das desigualdades educacionais e sociais”, ministrada pela premiada Luciana Brites, doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenize e CEO do Instituto NeuroSaber.
Também integra a programação o painel “Equidade, inclusão e diversidade na educação: desafios e proposições”, com Polianna Galvão, Doutora e Mestre em Psicologia e fundadora do LAPITEA na Universidade CEUMA, com pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Escolar, e com Adriana Barufaldi, Assessora Técnica da Gerência de Programas e Gestão Educacional – Senac DN, Mestre em Educação e Especialista em Psicopedagogia, Gestão de projetos, Neuroaprendizagem e Neurociência/Psicologia Positiva.
Na quinta-feira, dia 04/09, as atividades da Arena Inclusão e Diversidade abre a agenda do dia com workshops sobre planejamento educacional para neurodivergentes, criação de materiais educativos acessíveis e racismo ambiental. No Palco Educação, os participantes participam do workshop “Como ser um educador antirracista?”, ministrado por Bárbara Pinheiro, sócia-fundadora e consultora pedagógica da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, primeira escola Afro-brasileira do país.
O evento é aberto ao público. Os interessados podem realizar a inscrição para o Congresso pelo link https://congresso.sescma.com.br/, na modalidade ingresso social, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. As doações serão destinadas ao Programa Mesa Brasil do Sesc e recebidas no momento do credenciamento.