Comunidade de São José dos Índios recebe Projeto Sesc Territórios Solidários

22/05/2025 às 14:19 por Lideney Ferreira

Lançamento do Projeto foi realizado nesta quarta-feira na sede da ANSEL

Com foco no fortalecimento comunitário e na promoção da cidadania, o Sesc deu início à quarta edição do Projeto Territórios Solidários em solenidade realizada nesta quarta-feira, 21 de maio. Em 2025, as ações estarão concentradas na Associação Sociocultural e Educativa Nossa Senhora de Loreto, no povoado São José dos Índios, em São José de Ribamar, levando atividades educativas, sociais e de geração de renda à comunidade.

A abertura do projeto contou com a presença da Diretora de Programas Sociais do Sesc, Maria Regina Soeiro; da coordenadora do Fórum das Entidades Sociais de São José de Ribamar, Maria da Conceição Sousa; dos instrutores do projeto — Odilene Nascimento; Monique Soares, Osmar Vasconcelos —, equipe do Sesc Mesa Brasil e Desenvolvimento Comunitário, lideranças locais e as famílias inscritas no projeto.

Um dos destaques da programação foi a palestra com a administradora, engenheira civil e CEO da startup Ela Faz, Lívia Soares, que abordou o tema “Territórios Empreendedores”.

Com uma fala inspiradora e cheia de vivências, Lívia incentivou as participantes a reconhecerem seu potencial transformador, destacando o empreendedorismo como uma ferramenta de autonomia e valorização pessoal. “É preciso que cada mulher enxergue o seu valor e a sua capacidade de construir oportunidades dentro do seu território”, afirmou a palestrante, ao compartilhar sua trajetória como mulher no mercado de trabalho e inovação social.

A palestra abriu espaço para reflexões sobre autoestima, liderança feminina e o papel das mulheres na construção de soluções para suas comunidades. O momento foi especialmente direcionado às mulheres inscritas no projeto, reforçando o compromisso do Sesc com a promoção da equidade e da inclusão social.

Projeto – Territórios Solidários é um projeto do Departamento Nacional do Sesc que une o trabalho educativo assistencial desenvolvido pelo Programa Mesa Brasil às atividades da equipe de Desenvolvimento Comunitário para beneficiar pessoas atendidas pelas entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil e que atendem público em situação de vulnerabilidade social.

O Maranhão é pioneiro nessa ação, que visa à ampliação das possibilidades de alimentação; estruturação de uma cozinha solidária para preparação e distribuição de refeições às pessoas assistidas na entidade social; como também implantação de horta comunitária e distribuição de cestas básicas.

As atividades são direcionadas tanto para o público adulto quanto infantil, com o objetivo de mitigar os efeitos da vulnerabilidade e da insegurança alimentar, além de fortalecer os vínculos comunitários.

A Associação Sociocultural e Educativa Nossa Senhora de Loreto é uma das 94 entidades sociais cadastrada no Sesc Mesa Brasil é a contemplada deste ano para receber esse projeto beneficiando 50 pessoas, sendo 25 adultos e 25 crianças com a realização de oficinas de segurança alimentar e nutricional e de geração de renda.

A experiência exitosa dos últimos três anos proporcionou a melhoria da qualidade de vida da comunidade, a criação de oportunidades de emprego, a promoção da segurança alimentar.