Sesc inaugura cinema digital na Unidade Deodoro

20/02/2024 às 17:08 por Amanda Machado

O Sesc, instituição que tem um trabalho singular no campo cultural, mais uma vez amplia seu leque de atuação nesse segmento e presenteia os trabalhadores do comércio e a comunidade em geral com um cinema digital na Unidade Sesc Deodoro, no coração do comércio. A cerimônia de inauguração acontece no dia 27 de fevereiro, 18h30, para convidados.

Ao longo de mais de 70 anos de contribuição e valorização das diversas linguagens artísticas, o audiovisual sempre teve espaço cativo nas programações e projetos culturais do Sesc Maranhão.

 Por meio do CineSesc, a entidade leva a sétima arte para alunos de escolas públicas e privadas com uma proposta de mediação educativa relacionada ao conteúdo e contexto histórico dos filmes e aos elementos da linguagem do cinema, exercitando o olhar para o cinema.

Incentivando a produção local, desenvolveu mostras de cinema temáticas regionais. Em 2017, com o suporte do Departamento Nacional, a trajetória do audiovisual do Sesc ganhou corpo e passou também para o formato nacional, fortalecendo a cadeia produtiva do audiovisual com uma mostra não competitiva que evidencia panoramas estaduais e incentiva realizadores e produtores brasileiros, com destaque para produções infantojuvenis. 

 O Cinema Digital na Unidade Sesc Deodoro é uma iniciativa que reafirma o compromisso com o social e com a oferta de programações qualificadas. Um local de encontro e partilha onde as pessoas poderão compartilhar emoções e reações em tempo real, criando uma experiência coletiva única.

O espaço dispõe de 95 lugares, sendo dois para pessoas com cadeira de rodas e uma poltrona espaço mais. Único cinema em funcionamento no Centro da cidade, inicia a exibição de filmes ainda em março. Na agenda, 45 películas selecionadas: 29 longas, 15 curtas e um musical. A sala funcionará de segunda a sexta, das 11h às 14h, das 16h às 18h e das 18h às 20h e aos sábados, das 16h às 18h.

“Esse espaço constitui mais um equipamento cultural dedicado à valorização da arte cinematográfica, proporcionando condições ideais para apreciar a qualidade visual e sonora das produções e a vivência sensorial e emocional única que enriquece a apreciação do cinema como forma de arte”, reiterou a diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral.

HISTÓRICO DE CINEMA NO SESC

Mesmo antes de dispor de salas de cinema, na década de 70 o Sesc já realizava exibições de filmes em diversas regiões do país, levando o cinema às mais diversas localidades e camadas da população, promovendo exibições em praças públicas, ginásios, teatros, auditórios e escolas.

Na década de 80, essa programação constitui-se no circuito de cinema mais importante do Brasil e permitiu ao público de baixa renda o acesso a filmes de qualidade, principalmente da cinematografia nacional. Nesse período, o Cine Sesc foi considerado pela Embrafilme como o maior exibidor do circuito paralelo no país.

Na década de 90, com a extinção da Embrafilme, os circuitos diminuíram e o formato de projeção de 16mm ficou obsoleto. Foram 23 anos de Projeto Filmoteca Sesc na Unidade Deodoro, com exibição de grande acervo nos dois horários de exibição (almoço e no jantar) para os comerciários.

No Sesc Deodoro também foram organizadas mostras, oficinas e debates com realizadores, bem como treinamentos e capacitação pessoal. Diversos cineastas, críticos e especialistas conceituados estiveram presentes e participaram das programações. Foram realizadas ainda várias parcerias relevantes no qual destacamos o Festival Cine de Guarnicê.

Acompanhando a evolução do audiovisual, a partir dos anos 2000 o Sesc continuou investindo na área e desenvolveu várias iniciativas na área como o projeto “A escola vai ao cinema”, CineSesc, Mostras Sesc de Cinema que contemplaram cinema nacional, internacional, animação e clássicos da sétima arte,  e os mais atuais, Diálogos Audiovisuais e LabMais.