Sesc reinaugura a Unidade de Caxias com espaços mais modernos e acessíveis

19/02/2024 às 15:53 por Amanda Machado

Investindo na modernização e acessibilidade, o Sesc oferece uma estrutura com mais qualidade e conforto para os caxienses

O prédio histórico do Sesc Caxias, inaugurado em 1958, reabre as portas à comunidade após obras de modernização da estrutura e melhoria na acessibilidade. A solenidade de reinauguração acontece nesta quinta, dia 22 de fevereiro, às 19h. Dentre os convidados, autoridades locais, imprensa, corpo diretor do Sesc, Senac e Fecomércio e conselheiros regionais das três entidades.

Com 1.228 metros quadrados, a Unidade oferta atividades culturais, esportivas, educacionais, de saúde e de ação social.  Após a reforma, os caxienses poderão usufruir de instalações mais confortáveis e uma plataforma elevatória de acesso ao segundo andar.

O espaço dispõe de Sala de Ginástica, Sala de Musculação, Central de Relacionamento com o Cliente, Refeitório, Sala de Cursos, Biblioteca, Educação Infantil, Mesa Brasil, Ambulatório, Consultório Odontológico e Sala de Cultura.

“O Sesc é sinônimo de cuidado e bem-estar, por isso, investimos na reestruturação dos espaços da Unidade Caxias para qualificar nossos serviços, dar mais conforto ao nosso público e continuar trabalhando em favor do desenvolvimento social e econômico do Maranhão”, afirmou a diretora regional do Sesc Maranhão, Rutineia Amaral.

Além dos serviços ofertados na Unidade, o Sesc tem firmado importantes parcerias para ir ao encontro do trabalhador do comércio. Em breve, a entidade estará no Caxias Shopping com uma sala de saúde bucal para atendimentos odontológicos e ações educativas.

Sesc Caxias

Iniciado em 1957, como um Núcleo Provisório na Associação Comercial, o Sesc Caxias foi instalado definitivamente no centro da cidade no dia 11 de maio de 1958, inaugurado sob o nome de Arnaldo Ferreira, uma homenagem ao presidente da Associação Comercial, membro da Academia Maranhense de Letras e pessoa de grande projeção nos círculos comerciais e intelectuais maranhense.

Da primeira sede, o Sesc mudou-se para uma residência alugada à Rua Arão Reis, passando depois a um prédio à Rua Primeiro de Agosto, até chegar ao seu espaço próprio em 1966, no endereço Praça Cândido Mendes, nº 1.131 – Centro, onde está localizada até hoje.

O Sesc Caxias iniciou suas atividades com trabalhos educativos, tendo como primeiro curso o de corte e costura. Em seguida, desenvolveu um trabalho de socialização e criatividade com crianças e, atendendo ao público masculino, realizou jogos de futebol de salão no Casino Caxiense, formando seu próprio time, o “Sesc Sport Clube”.Na área de cultura, criou a biblioteca, ofertando serviço de empréstimos e consultas de livros aberto ao público comerciário e toda a comunidade.