Octeto Sesc Musicar participa do 12° Festival Internacional Sesc de Música.

25/01/2024 às 17:21 por Rayssa Mendes

Um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina: esse é o 12° Festival Internacional Sesc de Música,  realizado em Pelotas no período de 15 a 26 de janeiro, contando com 63 apresentações artísticas gratuitas em diferentes pontos da cidade como espaços culturais e públicos. Pelo terceiro ano consecutivo, o Sesc  Maranhão participa do evento e levou para o Rio Grande do Sul alunos e instrutores do projeto Sesc Musicar.

Com o objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais, o Festival Internacional Sesc de Música recebe este ano cerca de 400 alunos de 22 estados brasileiros e de cinco países para aperfeiçoarem suas técnicas com 46 renomados profissionais de diferentes partes do mundo.

Para representar o Sesc MA no festival, foram selecionados alunos e professores do projeto Sesc Musicar, formando assim o Octeto Sesc Musicar, sob regência do maestro Jairo Moraes. O grupo que se apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 25, na Unidade Cuidativa de Pelotas, executou um repertório composto pela essência da música brasileira para bandas de música incluindo compositores emblemáticos com temas nordestinos e da cultura popular do Maranhão. Além desta, os alunos do Sesc Musicar se apresentaram juntamente com a Orquestra Jovem Sesc Brasil na noite desta quarta-feira, 24, no Theatro Guarany. Sob a regência de Geovane Marquetti (BRA), a Orquestra Jovem Sesc Brasil é composta por alunos dos projetos de musicalização do Sesc dos Estados do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Roraima, Piauí, Sergipe e dos alunos da Orquestra Estudantil do Areal e Municipal de Pelotas.

Estão vivendo essa experiência enriquecedora a profa. Fran Carvalho (Flautas transversais), Victor Levi Silva (Saxofone), Andressa Figueira (Trompa), Washington dos Santos (Trompetes), prof. Hugo Carafunim e Illan Lima (Trombone), Derkian Mateus Santos (Tuba) e Luís Felipe da Silva (Trompa).

O analista de Cultura do Sesc, Carlos Eduardo Araújo, responsável por coordenar as atividades do projeto Sesc Musicar, está acompanhando o grupo e fala com entusiasmo da experiência vivenciada pelos alunos: “Hoje, aqui em Pelotas – RS, no 12° Festival Internacional Sesc de Música, testemunho pelo terceiro ano consecutivo a magia acontecendo. O Sesc apoia e viabiliza iniciativas que proporcionam qualidade de vida aos nossos alunos. Essa parceria vai além das notas musicais; é sobre oferecer oportunidades que transcendem barreiras e transformam vidas para sempre.”

Festival Internacional Sesc de Música

Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.