Sesc comemora a aprovação de alunos do SOS Vestibular na UEMA

24/01/2024 às 14:46 por Amanda Machado

A aprovação no vestibular é um marco determinante para a jornada profissional e o Sesc é umas das instituições que contribuem para a preparação de estudantes e adultos que buscam a formação superior e um futuro melhor. Ofertando ensino de qualidade e gratuito para alunos com renda de até três salários mínimos, o Sesc Maranhão comemora a aprovação de 15 alunos do SOS Vestibular na 1ª etapa do Vestibular da UEMA.

Os alunos das turmas do Sesc foram aprovados para os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Engenharia de Computação, Ciências Biológicas, Música,  Ciências Sociais, Engenharia de Pesca, Engenharia Civil e Letras. E um dos destaques deste ano foram as notas conquistadas nas redações, que variaram entre 900 a 980, um grande orgulho e alegria para todos que fazem parte dessa trajetória.

A redação é um dos grandes desafios do Enem. E no SOS Vestibular, os alunos têm um reforço especial nessa área com as aulas da Professora Daniela Saraiva. “A palavra que define é orgulho. Parabéns a todos os alunos. Esse é o resultado de um trabalho árduo e gratificante”, declarou a professora.

SUPERação

Edilza da Cruz Gomes, 36 anos, comerciária, é uma das alunas do curso preparatório do Sesc que comemoram a conquista da sua sonhada cadeira na Universidade e para ela essa vitória tem um sabor ainda mais especial. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas desde a infância para concluir os estudos, ela não desistiu do sonho de ingressar no ensino superior e hoje é uma das mais novas alunas do curso de Administração da UEMA.

Moradora do município de Mundo Novo, povoado de Morros, deu início ao processo de alfabetização apenas aos 10 anos, porque na região havia uma grande escassez de escolas. Aos 13 anos veio para São Luís em busca de uma vida melhor e batalhou para terminar o ensino médio, assistindo aulas de telecurso e o concluindo o ensino médio por meio do EJA em 2007.

Ao longo desse período, Edilza não desistiu da sua jornada. Fez Enem três vezes, mas não obteve aprovação. Trabalhando há um ano e nove meses no comércio, retomou os estudos no SOS Vestibular no contra turno. Faltando 15 dias para a prova da UEMA, infelizmente perdeu sua irmã. “Foi muito difícil, não consegui ir mais às aulas presenciais. Pedi ao Sesc o acesso remoto e me esforcei para concretizar o último pedido da minha irmã: continuar os estudos”, relembra.

O Sesc tem o compromisso com a educação e desenvolve um trabalho integrado, que visa formar e dar oportunidade aos maranhenses. Desde 1990, o SOS Vestibular é uma iniciativa que enfrenta as duras estatísticas que assolam o nosso estado. Segundo o último levantamento do IBGE, apesar da taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais ter recuado a nível nacional para 5,6%, no Maranhão o número registrado foi mais que o dobro: 12,1%.

Esse enfrentamento e dedicação à educação é uma missão que o Sesc compartilha em todas as suas atividades. Trabalhamos para formar cidadãos e oportunizar o acesso ao conhecimento e capacitação. Contemplar o resultado desse esforço é uma grande alegria e nos impulsiona a fortalecer ainda mais essa ação. Parabéns a todos os aprovados!”, declarou a diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral.

Oportunizando gratuitamente acesso a aulas de qualidade, com material didático e equipe multidisciplinar, o SOS Vestibular é referência na capital. Atualmente, dispõe de três turmas, nos turnos matutino, vespertino e noturno, um total de 295 trabalhadores do comércio, seus dependentes e pessoas da comunidade de menor renda beneficiadas.