Idosos do Sesc realizam o tradicional ritual de Queimação de Palhinhas

05/01/2024 às 16:45 por Amanda Machado

A Queimação de Palhinhas, que é vinculada ao Dia de Reis, marca o fim do natal e o início de uma nova jornada. Ritual religioso centenário que homenageia o nascimento do Menino Jesus, essa tradição permanece viva no Grupo de Convivência da Terceira Idade do Sesc. Este ano, a celebração acontece nesta terça-feira, dia 9 de janeiro, no Ginásio do Sesc Deodoro, das 16h às 18h.

Dividido em três atos e com 42 personagens que ganham vida a partir da dedicação e talento dos idosos do Grupo da Unidade Deodoro, a tradição retrata a visita dos reis magos ao recém-nascido na manjedoura e simboliza o desprendimento das impurezas do ciclo que encerrou e a esperança de um novo ano repleto de bênçãos. As palhas, uma planta chamada murta usada para decorar os presépios, são queimadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.

Ritual religioso centenário, a Queimação de Palhinha acontece anualmente no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio, reproduzindo a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura, com cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.