Projeto Propulsar valoriza o patrimônio cultural de Alcântara e fomenta a cadeia artística com diversas atividades

20/12/2023 às 15:47 por Amanda Machado

O Sesc, instituição que tem um trabalho singular no campo cultural em todo Brasil, mais uma vez ampliou seu leque de atuação desenvolvendo em 2023 um importante trabalho de resgate e valorização do Patrimônio Cultural e Memória Social. No Maranhão, o projeto Propulsar profissionalizou artistas, resgatou saberes e ofícios culturais e celebrou a raízes artísticas da cidade Alcântara, que tem o título de Cidade Monumento Nacional desde 1948 e teve seu valor cultural, histórico, artístico, paisagístico, urbano e arqueológico reconhecido pelo Iphan em 2004.

 O Propulsar visa contribuir para a capacitação de agentes culturais e fazedores de cultura na cidade de Alcântara, buscando o fortalecimento das cadeias produtivas da arte, cultura e turismo por meio de serviços artísticos na região. O projeto foi realizado de julho a dezembro em parceria com órgãos e instituições responsáveis pelo patrimônio, rede de ensino público, entre outros.

Com uma programação educativa voltadas para jovens estudantes, o Sesc Maranhão abordou sobre a importância do patrimônio cultural e a valorização das riquezas de Alcântara em um ciclo de palestras realizado em dez escolas.

Investindo na profissionalização de artistas e grupos na perspectiva da gestão e produção cultural, o Sesc ministrou oficinas gratuitas de elaboração de projetos culturais para editais, organização de documentos para contratações no setor privado e organização de portfólio cultural.

Com esse mesmo viés, também foram realizados quatro cursos gratuitos: Iniciação Teatral, Performance e Dança, Curso de Desenho Artístico e Curso de Iniciação em Cerâmicas, além de oficinas de papel artesanal e cartonagem. As temáticas foram definidas após pesquisa e mapeamento realizados por meio da escuta territorial.

E na culminância do projeto, uma bela mostra cultural aberta ao público na Praça Matriz. Na programação, exibição de documentários sobre os saberes e ofícios na Festa do Divino e homenagem aos mestres da cultura alcantarense Maria da Glória, Marlene Silva, Eliodora Souza e os irmãos Gerson e Zelão, stands de serviços do Sesc, Unidade Móvel BiblioSesc, Feira Livre de Alcântara e Feira da Agricultura Familiar e apresentações culturais variadas como tambor de crioula, dança do boiadeiro, dança portuguesa e shows musicais.

“O projeto Propulsar é uma realização do Sesc, mas é um compromisso da Fecomércio com a cidade de Alcântara. Buscamos valorizar o patrimônio, memória e identidade dessa cidade tão rica em belezas, histórias e tradições por meio da fomentação artístico-cultural da região, incentivando crianças, jovens e adultos a serem agentes culturais”, ressaltou a diretora regional do Sesc Maranhão, Rutineia Amaral.

Em 2023, o Sesc incluiu a atividade Patrimônio Cultural e Memória Social no Programa Cultura. O Sesc atua nesta área evidenciando a diversidade cultural brasileira por meio da valorização, preservação e difusão do patrimônio material e imaterial com ações que incentivam o protagonismo das comunidades.