Sesc Mesa Brasil celebra 20 anos de combate à fome e ao desperdício no Maranhão

27/11/2023 às 10:00 por Lideney Ferreira

A maior rede de banco de alimentos do país celebrou 20 anos de atuação no Maranhão com um grande evento que reuniu parceiros, desde redes de supermercados até a indústria alimentícia, produtores rurais, centrais de abastecimento, até representantes de órgãos públicos; entidades sociais assistidas e voluntários engajados nas ações. O Workshop 20 anos Sesc Mesa Brasil no Maranhão aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no Teatro Sesc e Sesc Deodoro, respectivamente.

A abertura foi realizada na quinta-feira, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com uma cerimônia de homenagem aos parceiros solidários seguido da palestra “Mudando o mundo através da Alimentação”, com a convidada de renome nacional Isabela Giordano Gil Moreira.

O Presidente do Conselho Regional do Sesc, Maurício Feijó; e as Diretoras do Sesc, Rutineia Monteiro, Regional; e Regina Soeiro, de Programas Sociais; entregaram as homenagens aos parceiros ao longo desses 20 anos e os pioneiros do programa no Maranhão, entre eles: a primeira coordenadora do Programa Sesc Mesa Brasil no Maranhão, Valdinete Miranda dos Reis; e a primeira empresa doadora, Central das Frutas, representado pela sua proprietária Lourinildes Pires Ferreira.

A programação encerrou a aula show com receitas saudáveis com utilização integral dos alimentos apresentada pela Bela Gil.

No dia seguinte, no Sesc Deodoro, prosseguiu com a Mesa de Diálogos “Bancos de Alimentos no Contexto da Segurança Alimentar e Nutricional”, mediado pela coordenadora do Mesa Brasil, Roberta Ribeiro e participação de Francisco José Cysne Aderaldo, Superintendente Regional do Maranhão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Lívio Jonas Mendonça Correia, Subsecretário Estadual de Desenvolvimento Social do Maranhão, e Ingrid Elizabeth Damasceno, Coordenadora do Banco de Alimentos do Governo do Estado do Maranhão. Eles abordaram discussões relevantes na área de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em seguida aconteceu Feira Gastronômica “Sabor na Mesa” com a degustação de receitas preparadas com aproveitamento integral de alimentos. A feira foi a culminância das ações educativas desenvolvidas durante o ano pelo Programa Sesc Mesa Brasil.

Participaram da Feira, 10 entidades sociais com cinco receitas salgadas e cinco doces: Strogonoff da entrecasca da melancia; Panqueca da farinha da casca da manga verde; Farofa de talo de cheiro verde e semente de maxixe; Almôndega de jaca com purê do caroço da jaca; e Hambúrguer da casca da banana, foram as inscritas na categoria salgada e Mousse de chocolate com abobora crocante; Cocada cremosa da casca da melancia; Bolo de pote de laranja com pasta de casca de banana; Doce da casca de chuchu, maracujá e pera; Panetone de cenoura e casca de cenoura com recheio de brigadeiro de cenoura).

As receitas foram degustadas pelo público presente. Ao término da degustação o público sinalizou a preferência por meio de voto no painel. As receitas vencedoras da modalidade salgada foram: Strogonoff de entrecasca de melancia (1º lugar) e Almondega de jaca com purê do caroço da jaca (2º lugar).

E na modalidade doce foram: Cocada cremosa de casca da melancia (1º lugar) e Panetone de cenoura e casca de cenoura recheada com brigadeiro de cenoura (2º lugar).

Todas as entidades foram reconhecidas com entrega de certificado de participação e as vencedoras receberam prêmios especiais de incentivos.

Sesc Mesa Brasil – Duas décadas buscando alimentos onde sobra e entregando onde falta. Criado em 2003, o Sesc Mesa Brasil é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atualmente, são mais de 26 mil pessoas beneficiadas em 105 entidades sociais cadastradas na capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Itapecuru, Caxias e Aldeias Altas.

Durante esses 20 anos a equipe atuou constantemente para manter e buscar o crescimento da rede de doadores levando informações sobre segurança alimentar e responsabilidade social. Missão que não cessou nem durante a pandemia pelo novo coronavírus. Nesse período as ações se intensificaram.

Além da arrecadação e distribuição de mantimentos, o Sesc Mesa Brasil realiza ações educativas permanentes com orientações nutricionais a quem recebe as contribuições para um melhor preparo das refeições com aproveitamento integral.

Por essas e outras ações que o Sesc Mesa Brasil é referência nacional em combate à fome e ao desperdício de alimentos tornando-se a maior rede de banco de alimentos do país.