Sesc Mesa Brasil 20 anos: nosso maior presente é a solidariedade

16/11/2023 às 16:50 por Lideney Ferreira

O Programa Sesc Mesa Brasil celebra 20 anos de história no Maranhão! Um trabalho pioneiro de combate à fome e ao desperdício de alimentos, com ações educativas que beneficiam centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para comemorar, nos dias 23 e 24 de novembro, acontece o “Workshop 20 anos Sesc Mesa Brasil no Maranhão”, programação especial com a atração nacional da chef e nutricionista, Bela Gil. Um evento gratuito com doação de alimentos não perecíveis no credenciamento.

A abertura das comemorações acontece no dia 23, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com uma cerimônia para homenagear os parceiros solidários, seguido da palestra “Mudando o mundo através da Alimentação”, com a convidada Bela Gil, que realiza ainda, na parte da noite, show com receitas saudáveis com utilização integral dos alimentos para convidados e inscritos.

O segundo dia de programação, 24, no Sesc Deodoro, contempla relevantes discussões na área de Segurança Alimentar e Nutricional, com destaque para a  Feira Gastronômica, com receitas criativas e saborosas com aproveitamento integral de alimentos, realizadas pelas instituições sociais beneficiadas pelo programa.

Toda programação é gratuita, com doação de 2 kg de alimentos para os inscritos no Workshop, dias 23 e 24, e 3 kg para quem desejar assistir a aula show com a convidada nacional. As inscrições são realizadas no site: sympla.com.br e os alimentos devem ser entregues no dia do evento durante o credenciamento.

Sesc Mesa Brasil – Criado em 2003, o Sesc Mesa Brasil é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atualmente, são mais de 26 mil pessoas beneficiadas em 105 entidades sociais cadastradas na capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Itapecuru, Caxias e Aldeias Altas.

Durante esses 20 anos a equipe atuou constantemente para manter e buscar o crescimento da rede de doadores levando informações sobre segurança alimentar e responsabilidade social. Missão que não cessou nem durante a pandemia pelo novo Coronavírus. Nesse período as ações se intensificaram!

Além da arrecadação e distribuição de mantimentos, o Sesc Mesa Brasil realiza ações educativas permanentes com orientações nutricionais a quem recebe as contribuições para um melhor preparo das refeições com aproveitamento integral.

Por essas e outras ações que o Sesc Mesa Brasil é referência nacional em combate à fome e ao desperdício de alimentos tornando-se a maior rede de banco de alimentos do país.

Confira a programação desses dois dias de Workshop:

PROGRAMAÇÃO

Data: 23/11/2023 (quinta-feira)

Local: Teatro Napoleão Ewerton

15h – Credenciamento 

15h30 – Abertura

16h15 – Homenagens

16h45 – Palestra I: Sesc Mesa Brasil no Maranhão – 20 anos de combate a fome e ao desperdício de alimentos – Coordenadora da Mesa Brasil Sesc Roberta Ribeiro.

17h10 – Palestra: Mudando o mundo através da Alimentação / Palestrante: Isabela Giordano Gil Moreira (Bela Gil)

18h – Coffee break

19h – Aula Show: Redução do desperdício e utilização integral dos alimentos – Nutricionista e Chef de Cozinha: Isabela Giordano Gil Moreira (Bela Gil).

Data: 24/11/2023 (sexta-feira)

Local: Sesc Deodoro

8h – Recepção

9h – Abertura

9h10 – Mesa de Diálogos: Bancos de Alimentos no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional / Participantes: Secretária Adjunta da Sedes e representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) / Mediadora: Coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc, Roberta Ribeiro.

10h – Encerramento e encaminhamentos para a Feira Gastronômica.

11h – Feira Gastronômica de receitas com utilização integral de alimentos

Bio Bela Gil

Mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação. É bacharel em nutrição pela Hunter College em Nova York.

Em sua trajetória acadêmica, especializou-se em alimentação e nutrição holística, cursando Nutrição Ayurveda pelo Ayurveda Center of New York; Iridologia pelo New York Center for Iridology; Macrobiótica pelo Centro Internacional de Auto-Educação Vitalícia (CIAEV); Permacultura; Agroecologia e tornou-se Chef de cozinha pelo Natural Gourmet Institute em Nova York.

Atualmente é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), apresentadora, chef de cozinha natural, escritora, ativista e professora convidada do programa de pós-graduação online da PUC-RS.

Bela é sucesso de audiência como apresentadora do canal GNT. Nos seus programas, Bela Cozinha, Vida mais Bela e Refazenda, abre espaço para celebridades, pequenos produtores e especialistas em alimentação natural. Jamie Oliver foi o convidado de uma das edições especiais, com quem bateu papo, trocou conhecimento e apresentou algumas de suas receitas nutritivas e deliciosas. Bela também apresenta o programa Bela Raízes no canal Futura.

Com mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, Bela estreita ainda mais a relação com o seu público através do “canal da Bela”, no YouTube. Lá são abordados todos os temas ligados à vida saudável, consumo consciente, maternidade… E é claro, comida de verdade! Na plataforma do Curseria, ministra um curso online em que ensina sobre alimentação saudável.