Sesc apresenta espetáculo infantil “De onde vem o dinheiro?”

16/11/2023 às 15:37 por Leonardo Trindade Azevedo

Com a missão de ensinar para a criançada como lidar de forma responsável com o dinheiro e a empreender de maneira sustentável, a peça “De onde vem o dinheiro?” chega a São Luís, nos dias 17 e 18 de novembro, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Avenida dos Holandeses. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O evento tem classificação livre e gratuito mediante a doação de um (1) brinquedo por ingresso, que será distribuído para instituições sociais cadastradas ao Programa Sesc Mesa Brasil. Na sexta-feira (17), o espetáculo acontece às 19h, já no sábado (18), será às 17h. O ingresso pode ser adquirido aqui.

Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Pedro Garrafa, a peça faz da imaginação dos pequenos um espaço fértil para solidificar boas ideias e práticas, e ensina conceitos de educação financeira e empreendedorismo para a criançada.

Depois de grande sucesso em São Paulo no Teatro Tucarena, o espetáculo chega pela primeira vez em São Luís, com o apoio institucional do Sesc Maranhão. Escrita por Renata Mizrahi e sob a direção de Pedro Garrafa, o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira. 

Com leveza, muita música, simplicidade e humor, “De onde vem o dinheiro?” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico, fazendo da imaginação um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias. 

Sobre o espetáculo

A peça conta a história de Tina (8 anos), que mora no Sudeste, e Antônio, o Tom Tom (8 anos), que recentemente se mudou para o Norte do país (Belém-PA). A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo.

Com a ajuda da Marta, mãe da Tininha e de um game, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo. Utilizando-se de uma dinâmica divertida e recheada de músicas, orquestrada pela Rainha Bufunfa, que na verdade é a mãe, Marta, Antônio e Tininha aprendem sobre “De onde vem o dinheiro”. Finalmente, após um tempo e muitas aventuras, Tininha e Tom Tom se encontram na casa do amigo em Belém e ficam cheios de felicidades por se verem ao vivo e dão um belo abraço de amigos. 

Serviço 

De Onde Vem o Dinheiro? 

Dia: 17 e 18 de novembro (Sexta às 19h e sábado às 17h)

Local? Teatro Sesc Napoleão Ewerton – Jardim Renascença, São Luís – MA  

Capacidade: 241 lugares 

Classificação Indicativa: Livre 

Acessibilidade. Haverá intérprete de LIBRAS nas duas apresentações. Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.