Sesc promove I Seminário de Práticas integrativas e Complementares em Saúde na cidade de Caxias

02/10/2023 às 12:23 por Amanda Machado

Com foco na prevenção de doenças e a recuperação da saúde, o Sesc realiza em Caxias o I Seminário Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Bem-estar. O evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro, na Uema Morro do Alecrim e Uema Anexo do Saúde, e conta com a parceria da UFMA, Uema e Secretaria de Saúde de Caxias. As inscrições estão abertas na Unidade Sesc Caxias e são gratuitas. Podem participar profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação e o público geral.

O objetivo do evento é promover a ampliação e reflexão do conceito e alcance das práticas integrativas e complementares – PICS e outras técnicas de bem-estar para prevenção e tratamento de doenças ou condições adversas de saúde, atuando como elo importante na disseminação das informações na comunidade acadêmica e público em geral da cidade de Caxias – MA.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Programação

No primeiro dia de evento, a UEMA, UFMA, SESC e SEMUS compartilham Experiências/Cases em apresentações de 15 minutos, destes 10 minutos de fala das instituições e 5 de interação com o público e demais participantes da Mesa respondendo questões referentes ao tema e à sua apresentação. 

A programação científica conta ainda com seis trabalhos inscritos na modalidade painéis expositivos, que abordam as práticas integrativas e complementares desenvolvidas por alunos de instituições de ensino de ensino superior na área da saúde sob a supervisão de docentes (mestres e doutores). 

No segundo dia de Seminário serão realizadas oficinas em PICS com uma equipe multiprofissional: ACUPUNTURA – Sana Rios (fisioterapeuta); OZONIOTERAPIA – Alison Moreira (enfermeiro), FITOTERAPIA/ REFLEXOLOGIA FACIAL/ ACUPUNTURA CORENA DAS MÃOS – ACM/ FLORAIS DE BACH – Denise Coutinho (farmacêutica);  YOGA/ MEDITAÇÃO – Elaine Luciano (Terapeuta Ocupacional); MASSOTERAPIA – Jackson Gomes e REIKI – Sabrina Macedo (Terapeuta Holística).