Exposição (Des)Guarnecer fica em cartaz durante programação do Sesc Balaio de Sotaques

16/06/2023 às 17:34 por Leonardo Trindade Azevedo

Para além da festança junina, a programação do Balaio de Sotaques contempla todas as formas de manifestação cultural. E no mundo das artes, a exposição (Des)Guarnecer, do artista visual Hugo Alves, neto do famoso Donato Alves, um dos grandes cantadores do Boi de Axixá, integra a programação da agenda junina do Sesc. O trabalho apresenta a importância das memórias afetivas relacionadas ao Bumba Meu Boi, maior manifestação cultural maranhense. A exposição fica em cartaz no período de 12 a 30 de junho, na Sala Sesc de Exposições, localizada no Condomínio Fecomércio/Sesc Senac, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

(Des)Guarnecer nasce da emoção, transcendendo as memórias afetivas e mergulhando no imaginário popular dos corpos moldados pelas histórias e estórias maranhenses. A musicalidade, a riqueza visual das tradições populares que marcam a infância do artista, é o que dá forma à sua produção. Os semblantes de personagens representados na exposição refletem toda uma diversidade que carrega um manancial de saberes ancestrais, como corpos que transcendem, acreditam no que vivem e que se tornaram símbolos de resistência e da cultura do Maranhão.

A exposição percorre o campo da arte como um manifesto. Estando associada ao uso da razão, da sensibilidade e da técnica. A exibição propõe-se a questionar uma perspectiva que desvela questões pertinentes à cultura maranhense. Guarnecer é reunir, fortalecer, ornar. E o que acontece com uma cultura quando ela perde sua potência? Ela desguarnece? São os questionamentos que o público pode se fazer ao visitar a exposição na Sala Sesc de Exposições.

A agenda do Sesc Balaio de Sotaques contempla todas as manifestações culturais, e resgata a força e a beleza das nossas tradições. Mais do que entretenimento, o Projeto Balaio de Sotaques tem como proposta educativa a valorização da identidade maranhense por meio da celebração da cultura e da difusão das manifestações como forma de transmissão de saberes oriundos desse universo em que a memória, a ritualidade, a oralidade e a ancestralidade estão presentes.

Serviço:

O que? Exposição (Des)Guarnecer.

Quando? Até o dia 30/06.

Onde? Sala Sesc de Exposições, localizada no Condomínio Fecomércio/Sesc Senac, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.