Mesa Brasil Sesc realiza Feira de Orgânicos na Unidade Olho d’Água

08/02/2023 às 16:43 por Lideney Ferreira

O Programa Mesa Brasil, por meio do projeto Territórios Solidários, lança nesta quinta-feira (9), a Feirinha de Orgânicos com comercialização de alimentos in natura e de base agroecológica saudáveis, oriundos da horta comunitária e dos quintais solidários criados durante a realização do projeto na comunidade do Arraial, zona rural de São Luís. A feira acontece das 10 às 14 horas, no Sesc Turismo.

“Na Feira de Orgânicos o público do Sesc Turismo terá acesso a produtos frescos, direto da lavoura para a sua mesa. Assim, ajudamos quem produz e também quem consome”, ressaltou a coordenadora do Mesa Brasil, Roberta Ribeiro.

A feira tem parceria técnica com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP-MA) que faz acompanhamento das produtoras do plantio à colheita, e oferece orientação sobre comercialização.

Alimentos orgânicos são aqueles que foram produzidos de maneira natural, sem o uso de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. A procura por esse tipo de mercadoria tem aumentado gradativamente por conta dos benefícios à saúde de quem os consome.

No Sesc Turismo serão comercializados verduras, frutas e outros alimentos orgânicos. A feira conta com expositores da Associação da Força do Povo do Povoado Arraial, entidade social cadastrada no Mesa Brasil Sesc e, no ano de 2022, participou do projeto Territórios Solidários.

PROJETO – Territórios Solidários é um projeto do Departamento Nacional do Sesc em parceria com a  The Global FoodBanking Network (GFN) com objetivo de mitigar os impactos sociais agravados pela Pandemia da Covid-19. O Maranhão é pioneiro nessa ação e, ao longo de 2022, desenvolveu as atividades na Associação de Moradores “Força do Povo”, do Povoado Arraial, entidade social cadastrada no Mesa Brasil Sesc, localizada no bairro do Quebra-Pote, zona rural de São Luís.

De junho a novembro, a comunidade foi beneficiada com oficinas voltadas para geração de renda e ampliação das possibilidades de alimentação; estruturação de uma cozinha solidária para preparação e distribuição de refeições às pessoas assistidas na entidade social; como também implantação de horta comunitária e distribuição de cestas básicas.