Unidade Sesc Saúde Mulher chega a Itapecuru-Mirim com exames gratuitos de mama e colo de útero

13/09/2022 às 12:04 por Amanda Machado

Utilizando a educação e a prevenção como importantes ferramentas na luta contra o câncer de mama e colo de útero, o Sesc no Maranhão mais uma vez investe na saúde e chega a Itapecuru-Mirim com exames gratuitos de mamografia e colo de útero por meio do Sesc Saúde Mulher. A instalação oficial da Unidade Móvel acontece nesta quarta-feira (14), às 10h, no Sesc Itapecuru.

Em um trabalho conjunto desenvolvido com as prefeituras municipais, o Sesc Saúde Mulher é um aporte ao sistema de saúde local que facilita o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e no interior do estado à prevenção. Em Itapecuru-Mirim, a Unidade realizará atendimentos gratuitos no período de 14/09 a 07/10 nos seguintes dias e horários: segunda, das 9h às 13h e das 13h30 às 17h30; de terça a quinta, das 7h 30 às 13h e das 13h30 às 17h30 e sexta, das 7h30 às 12h30, no Sesc Itapecuru.

Com uma estrutura de ponta, o Sesc Saúde Mulher ofertará exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, com laudo emitido pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), e exames citopatológicos, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou têm atividade sexual. Para mulheres fora da faixa etária indicada é necessário encaminhamento médico.

O agendamento dos exames deve ser realizado por meio de cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município e apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

Integrando a rede nacional de prevenção e cuidados voltados à Saúde da Mulher e em funcionamento no Maranhão desde 2018, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu vários municípios do Maranhão, registrando desde então mais de 10 mil atendimentos entre exames preventivos e mamografias, além das ações educativas.