Mesa Brasil Sesc recebe mais uma tonelada de doações de agricultores por meio do Procaf

29/04/2022 às 09:55 por Lideney Ferreira

Mais de uma tonelada de frutas, verduras e legumes foram entregues ao Mesa Brasil Sesc, por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (PROCAF).  A doação foi realizada nesta quinta-feira (28), pelos trabalhadores rurais da Associação Força do Povo do povoado Arraial com a presença de representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), e será entregue a instituições sociais cadastradas no programa do Sesc.

Ao todo, estão previstas quatro entregas de gêneros hortifrútis cultivados pelos 32 produtores rurais dessa cooperativa que recebem toda assistência técnica, capacitação, insumos entre outras orientações da Agerp. Esses alimentos são comprados pelo Governo do Estado e entregues ao Mesa Brasil que entra com a logística agilizando o escoamento da produtividade para as entidades sociais cadastradas.

O Procaf tem como finalidade incentivar a agricultura familiar e o combate a fome por meio da doação a instituições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, como explicou o gestor regional da Agerp, Pedro Oscar:

“O programa viabiliza o desenvolvimento do produtor por meio da capacitação e da comercialização dos seus produtos, e de outro lado fornece meios para famílias em situação de vulnerabilidade se alimentarem com qualidade e variedade”.

Entre os alimentos doados estavam abóbora, coco verde, cebolinha, cheiro verde, jongome, mamão, milho verde, pepino e macaxeira que serão distribuídos para as entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil.

“Essas doações são importantes para a alimentação das famílias devido ao valor nutricional que agrega a refeição. Mais uma vez parabenizamos a iniciativa e agradecemos a Associação pela parceria”, agradeceu Roberta Ribeiro, coordenadora do Mesa Brasil Sesc.

Os alimentos doados foram adquiridos por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) e entregues ao Programa Mesa Brasil Sesc, que há 19 anos contribui para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos em situação de vulnerabilidade no Maranhão cadastrados em mais de 100 entidades sociais.