Sesc recebe a exposição Revivescência de Neópolo de Paula Barros

18/01/2022 às 15:30 por Amanda Machado

O Sesc abre a agenda 2022 de trabalhos artísticos com a exposição “Revivescência”. A mostra é uma homenagem póstuma ao talento de Neópolo de Paula Barros e fica em cartaz de 20/01 a 25/02, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sala Sesc de Exposições. O artista dialoga com as questões ambientais e por meio da coleta de diferentes materiais criou mini telas em temas bem variados. Na exposição o público poderá contemplar 57 peças desse acervo.

Neópolo tinha grande consciência ambiental, coletava diversos materiais no seu ambiente e os transformava em suportes para as suas produções artísticas. Deste modo, ele não somente contribuía com a preservação ambiental como também doava os seus trabalhos artísticos, possibilitando a socialização de bens culturais a terceiros, que em teoria não tinham condições ou hábitos de consumir obras de arte.

Utilizando diferentes suportes como madeira, papelão, isopor, pedra e compensado, seus temas também eram bem variados. Ele tinha muita criatividade, mas nos últimos dois anos de vida, devido aos seus problemas cardíacos e de pressão alta, diminuiu o ritmo de produção, falecendo no dia 4 de agosto de 2016, deixando centenas de obras, algumas em coleções particulares, mas a maioria, em seu ateliê na sua casa.

Programação

Exposição REVIVESCÊNCIA – Neópolo de Paula Barros
Período: 20/01 a 25/02/2022
Local: Sala Sesc de Exposições
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Roda de conversa com o curador da exposição – João Carlos Pimentel Cantanhede
João Carlos é licenciado em Educação Artística – UFMA, possui especialização em História do Maranhão – UEMA e Mestrado em Artes pelo ProfArtes – UFMA. Ganhou alguns prêmios em concursos culturais e é autor de cinco produções literárias.
Mediação: Paula Barros
Data/Horário: 21/01 – 15h às 17h
Local: Sala Sesc de Exposições