Sesc Partituras: Concerto musical e oficinas encerram a programação 2021 do projeto no Maranhão

06/12/2021 às 15:40 por Amanda Machado

Valorizando o patrimônio musical brasileiro, o projeto Sesc Partituras e ​Concertos 2021 encerra esta edição no Maranhão com o concerto Música Maranhense para Metais  com Daniel Cavalcante e convidados  e apresentação de voz e piano do tenor Sérgio Pacheco e o pianista Willame Belfort no dia 10 de dezembro, às 19h, no Auditório do Sesc Deodoro. As apresentações são abertas ao público e os ingressos serão distribuídos no dia 10 de dezembro, a partir das 18h, na portaria do Sesc Deodoro.

O concerto “Música Maranhense para Metais” apresenta repertório com composições que têm como fontes rítmicas e melódicas a música popular produzida no Maranhão como o Bumba meu boi (os cinco sotaques), Festa do Divino Espírito Santo, Afoxé, Reggae, dentre outros gêneros. O concerto contará com as seguintes formações: quarteto de trompetes, sexteto de trombones, quinteto de metais e grupo de metais.

Do acervo para o palco. O Sesc Partituras tem por objetivo divulgar o acervo Sesc Partituras, disponível no site sescpartituras.sesc.com.br, e difundir o patrimônio musical de tradição escrita, incentivando o desenvolvimento de intérpretes e compositores brasileiros com a realização de concertos ao longo do ano.

Oficinas

Além da programação musical, o Sesc também realizará duas oficinas: Ansiedade na Performance Musical (APM) ministrada no dia 11/12, às 16h, por Samuel Barros no formato on-line, e Caminhos da Percussão ministrada por Marcel Pereira de 13 a 15/12, das 14h às 17h, no Auditório do Sesc Turismo.

Samuel Barros é Mestre e Doutorando em Música e desenvolve pesquisas sobre ansiedade na performance musical, apresentando algumas estratégias de combate e reflexões de modo a contribuir para o bem-estar e a saúde do músico. Disponibilizando 25 vagas, as inscrições para a Oficina Ansiedade na Performance Musical são gratuitas e devem ser realizadas pelo link https://forms.gle/H8RPbbAybbRmGnoJ7a até o dia 10/12.

Já a Oficina Caminhos da Percussão é indicada para alunos percussionistas iniciantes, intermediários e avançados.  O foco é a percussão orquestral voltada para bandas de música. O instrutor tratará sobre os aspectos fundamentais da percussão como sua origem, funcionamento, aspectos técnicos, aspectos posturais e de tocabilidade, além do mercado de trabalho na área da percussão. Disponibilizando 15 vagas, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link https://forms.gle/H8RPbbAybbRmGnoJ7.