Voluntários do Mesa Brasil promovem manhã de atividades na Comunidade Terapêutica do Maranhão

10/11/2021 às 15:15 por Lideney Ferreira

O Programa Mesa Brasil Sesc realizou mais uma Ação de Voluntariado com objetivo de evidenciar o protagonismo dos participantes e oferecer ações de bem-estar aos 12 acolhidos da Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM), entidade social cadastrada no programa.

Os voluntários realizaram atividades terapêuticas, tornando aquele dia mais especial na rotina local. As ações foram: testes de glicemia, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, higienização facial e spa dos pés (aplicação das técnicas de podologia) e um bate-papo carregado de incentivos à superação dos dificultadores ao tratamento terapêutico. O tema abordado foi: “Motivações para continuidade na luta contra a dependência química”.

Para coordenadora da instituição, Rosaniria Campos, “atividades como essa melhoram a autoestima dos acolhidos e valoriza ainda mais o trabalho que a instituição já desenvolve”, afirmou.

Protagonizaram o evento, os voluntários: Norma dos Passos, Mauricio Lino, Merenice Marques, José de Ribamar Santos, Hilsangela Damasceno, Ester Barbosa e uma convidada especial, Celene Azevedo, terapeuta ocupacional.

Para a voluntária Hilsângela Santos Damasceno, a ação possibilitou diversos ganhos. “Pude ganhar mais experiência na área que atuei, pude levar bem-estar àquelas pessoas e ao mesmo tempo mudar meu conceito. Enfim, todos acabam ganhando!”, comentou.

Outro voluntário que participou da ação, Maurício Lino Costa, ver a felicidade dos outros é recompensador. “Sentimos a felicidade de todos os envolvidos, o que nos deixa muito satisfeitos e honrados com nosso nobre trabalho!”, declarou.

Ester Ribeiro afirma que é uma satisfação pessoal ajudar o próximo. “Todos nós queremos ter um dia de bem-estar, e poder contribuir para alegria de alguém, que demonstra visível gratidão e alegria nos faz bem”.

As ações de voluntariado fazem parte das atividades de assistência do Mesa Brasil que visam ampliar a corrente solidária do programa por meio de um conjunto de ações destinadas ao fomento, desenvolvimento e valorização das entidades sociais cadastradas, assim como, incentivo à dinamização da participação dos voluntários no ano de 2021.

Atualmente o banco conta com 14 voluntários de variadas idades (todos maiores de 18 anos) e habilidades que integram nossa rede de solidariedade.