Sala Sesc de Exposições recebe a instalação artística “Libertadores Brasileiros”

09/11/2021 às 10:51 por Amanda Machado

A exposição “Libertadores Brasileiros” constitui em uma provocação a partir de instalações artísticas no formato lambe-lambe construídas em grande dimensão, representando a série ‘’Libertadores Brasileiros’’ com colagens digitais produzidas a partir de fotografias coloniais. O trabalho fica aberto ao público na Sala Sesc de Exposições(Avenida dos Holandeses) no período de 10 de novembro a 17 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 As instalações propõem que o ambiente seja posto como um passeio sobre um cenário de heróis negros brasileiros, através da apreciação e exercício do olhar para as narrativas propostas nas colagens decoloniais.

Silvana Mendes desenvolve um trabalho que busca a desconstrução de visualidades negativas e estereótipos impostos a corpos negros com o objetivo de ressignificar simbologias e narrativas racistas usando como suporte artístico a colagem digital, videoarte, lambe e a fotografia afetiva no intuito de fomentar a democratização dos mesmos.

A exposição integra o projeto nacional ArteSesc e também inclui em sua programação a Roda de Conversa “Interartes e Decolonidade: a importância da construção de novas paisagens culturais” com Silvana Mendes e Sunshine Santos que acontece na Sala Sesc de Exposições, no dia 11 de novembro, das 15h às 17h. As vagas são gratuitas, mas limitadas. As vagas são gratuitas e o link de inscrição é https://forms.gle/FS1HKrZSD47tfM2J7

O Sesc realiza exposições de arte e ações de arte-educação para os mais variados públicos desde 1975, em cidades de todas as regiões do país. Nesse cenário, em 1981, o projeto Arte Sesc foi lançado com o objetivo de formar uma rede de circulação de exposições, além de alinhar práticas ligadas à linguagem.