Maranhão apresenta show de Flávia Bittencourt e Célia Sampaio na edição 2021 do Sonora Brasil

01/11/2021 às 10:37 por Amanda Machado

A maior iniciativa brasileira de circulação musical está de volta. Promovido pelo Sesc, o Sonora Brasil chega a sua 23ª edição. Devido à pandemia, esta etapa acontecerá no formato on-line. O Maranhão apresentará a temática “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira” com o show das cantoras Flávia Bittencourt e Célia Sampaio no dia 7 de novembro, às 20 horas, no Youtube do Sesc Maranhão.

O tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira” busca dar visibilidade à produção das mulheres que, por muito tempo, foi pouco reconhecida. Ao todo serão 14 artistas, compositoras e intérpretes que apresentarão ao público, em quatro circuitos, os programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras reunidas especialmente para o Sonora Brasil.

O Maranhão está muito bem representado pelas cantoras Flávia Bittencourt e Célia Sampaio. Com 11 anos de carreira, Flávia Bittencourt é cantora e compositora. Atualmente se prepara para uma turnê e gravação do seu quinto trabalho. Seu CD de estreia, “Sentido”, em 2005, teve a música “Terra de Noel” incluída na trilha-sonora da novela “América” da TV Globo Seus arranjos trazem toda a experiência que adquiriu pelo mundo durante suas turnês nacionais e internacionais.

Célia Sampaio é compositora, cantora e multi-instrumentista. Começou a cantar na década de 80, na Banda Guethos, uma das pioneiras do reggae nacional, ganhando o título de “Dama do Reggae”. Já se apresentou na Alemanha e em vários estados do país como Pará, Piauí, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Atualmente está gravando um novo EP.

Sonora Brasil

Em função da pandemia de COVID-19, todos os espetáculos foram gravados em formato on-line e serão transmitidos pelos canais de Youtube do Sesc em cada estado participante até o dia 12 de novembro. O calendário das transmissões está disponível na página do projeto (www.sesc.com.br/sonorabrasil) e todos os vídeos terão tradução para linguagem de libras.

“A cada edição, o Sonora Brasil desbrava um universo de expressões musicais. Nesse ano, resgatamos as composições que guardam tradições regionais, passando por afro-brasilidades, composições indígenas e contemporâneas, MBP e até o rap. O projeto contempla toda a pluralidade da música brasileira e realiza um mapeamento de mulheres compositoras que é muito relevante”, explica a analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Sylvia Leticia Guida.