IV Mostra Sesc de Cinema acontece até o dia 30 de novembro em formato digital

29/10/2021 às 10:47 por Amanda Machado

Dos 31 filmes selecionados na mostra nacional, 20 foram dirigidos por mulheres

Entre os dias 1 e 30 de novembro o canal Sesc Brasil irá exibir as 31 obras selecionadas para IV Mostra Sesc de Cinema. Pela primeira vez em formato 100% digital, a representação feminina é o grande destaque da edição, que bateu recorde de inscrições este ano. Os 8 longas e 23 curtas da mostra nacional serão disponibilizados simultaneamente dia 1º, às 19h, no canal do Sesc no YouTube https://www.youtube.com/sescbrasil.

A Mostra Sesc de Cinema reúne produções de temas diversificados, que por vezes não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema. Em sua quarta edição, o projeto se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do Brasil. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos realizadores vencedores da mostra nacional. O novo formato ainda permitiu uma ampliação da exposição, da pluralidade e da valorização das produções audiovisuais de todas as regiões do país.

“Estamos muito empolgados com o alcance das exibições, após o intervalo de 2020. Batemos recorde de inscrições – recebemos mais de 1900 obras –  e tivemos uma importante representação das mulheres nesta edição”, destaca o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego. “O formato digital ainda nos permitiu a chegar a talentos de todas as regiões do país. Cada produção foi avaliada pelas comissões de especialistas convidados e profissionais do Sesc que selecionaram as melhores obras de cada estado participante” explica.

Ao longo de todo o mês de novembro serão exibidas obras de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no Panorama Brasil. Também serão disponibilizadas sete produções infanto juvenis, com realizadores de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Amapá, Santa Catarina e Espírito Santo. A programação do evento também contará com ações formativas, que serão realizadas em ambiente digital, além das mostras nos panoramas regionais que contam com mais 307 filmes, ampliando ainda mais a visibilidade para cineastas de cada estado.  

Cinema do Maranhão

O filme “Quanto Pesa” inspira-se na frase “Não se pode separar paz de liberdade, porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade” de Malcolm X.

Formulado pelo ator e cineasta maranhense radicado em Brasília Breno Nina, o enredo retrata, a partir da história constituída do labor de duas mulheres, a visão particular do grotesco enquanto epifania popular.  

O desassossego marca esse filme, cuja narrativa se debruça sobre pessoas, mulheres nordestinas e negras, exploradas nessa lógica selvagem. Na narrativa, símbolos pictóricos e sensoriais da cultura maranhense recebem destaque na cena, uma das características das produções de Nina.

IV Mostra Sesc de Cinema
Estreia: 01 de novembro, às 19h
Local: Canal do Sesc Brasil https://www.youtube.com/sescbrasil
Lista completa dos selecionados no Panorama Brasil, Panorama Infanto Juvenil e Panoramas Regionais: www.sesc.com.br/mostradecinema