Vem aí 15ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes com programação on-line e presencial

07/10/2021 às 15:18 por Viviane Franco

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes celebra 15 anos de fomento e difusão da cultura no Maranhão e chega à sua 15a edição de 15 a 22 de outubro. Com uma programação diversa, conta com webnário, podcasts, apresentações musicais, oficinas e muito mais.  Nesta edição o projeto se consagrada como um importante espaço de encontros, trocas e afetos entre artistas e públicos. Devido ao cenário atual de pandemia, o evento ocorre de forma híbrida: tanto presencial, quanto on-line.

A programação tem início no dia 15 de outubro com um Webnário, transmitido pelo Youtube do Sesc Maranhão, que pretende discutir importantes temas sociais e culturais. Nesta data, também será lançado o primeiro episódio do Podcast “É isso Produção?”, nas redes sociais do Sesc Maranhão. O Podcast possui quatro episódios sobre o que é produção cultural, a partir da contribuição de artistas e agentes de cultura maranhenses.

Dando início a programação presencial da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, ocorre um show em comemoração aos seus 15 anos, no dia 16 de outubro às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, com a presença de vários artistas maranhenses que fizeram parte da história do projeto, são eles: Afrôs, Beto Ehong, Enme, Vinaa, Tássia Campos e Dicy Rocha. O Teatro Sesc recebe também o show “Toada Groove” com Preto Nando/MA, além dos espetáculos “Memórias em Tempo de Espera” com o Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho/MA e “Beleza e Fúria” com o Núcleo Atmosfera Dança-Teatro/MA.

No Sesc Deodoro, a programação conta com o show do grupo Sirigaitas e discotecagem com DJ Franklin/MA. Além disso, ocorre no mesmo local, a exposição de Flâmulas – Uma Aldeia Nunca é Só, composto por flâmulas com as artes da Aldeia dos anos anteriores, como forma de homenagear o projeto.

Buscando estimular a produção de conhecimento e reflexões sobre o fazer artístico junto à comunidade, esta edição também traz uma série de oficinas. Um dos destaques é a oficina “IMERSÃO – O corpo como espaço moldável”, que acontece online, com a drag queen Alma Negrot/RJ. O espaço tem o objetivo de apurar o olhar de forma sensível  para o corpo e suas infinitas possibilidades através da maquiagem criativa. De forma presencial, ocorre a oficina “Os quadrinhos no incentivo à leitura” com Iramir Araújo/MA, que pretende discutir meios de apresentar as histórias em quadrinhos como incentivo à leitura dos alunos. As inscrições das oficinas abrirão em breve.

OVER12

O tradicional último dia de programação da Aldeia que conta com 12h diretas de manifestações culturais, desta vez será realizado online, pelo Youtube do Sesc Maranhão. A programação do OVER12 conta com performances circenses e poéticas, apresentações comentadas de música e dança, discotecagem e encerra com um show inédito da banda Soulvenir, em comemoração aos seus 10 anos de carreira, com uma compilação de músicas dos 3 álbuns da banda.

Confira aqui a programação completa.