Sesc celebra 75 anos com reabertura da quadra poliesportiva na Raposa

13/09/2021 às 16:34 por Amanda Machado

Nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, o Sesc comemora 75 anos de dedicação e trabalho por um país com mais oportunidades e no Maranhão o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac celebra essa data com a reabertura da quadra Sesc Comunidade, localizada na Raposa. A programação incluiu circuito de saúde, roda de capoeira, feira de artesanato da Raposa, contação de história, BiblioSesc e inscrições para as turmas esportivas gratuitas ofertadas para as crianças da região. Nas Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo os associados curtiram shows musicais no horário do almoço.

Participaram da programação de reabertura da Quadra Sesc Comunidade o prefeito do município de Raposa, Eudes Barros; e seu o corpo de secretários: Romilson Fróes (Saúde), Alisson Penha (Turismo), Pereira Filho(Cultura), Patrícia Souza (Esportes) e Verismar Gomes (Educação) ao lado da diretoria do Sesc no Maranhão; do diretor do Senac, Airthon Lopes; do vice-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Antônio Freitas; do superintendente da Fecomércio, Max Medeiros e do Conselheiro do Sesc Gilberto Ribeiro.

A presidente da Associação Unicenter (Unidade de Apoio e Formação Infanto-juvenil)celebrou o retornou das atividades no espaço e levou a criançada para participar da programação. “O Sesc é uma instituição que faz a diferença em Raposa, uma atuação valiosa que nos traz oportunidade de batalhar por dias melhores e impulsiona nossas crianças e jovens”, ressaltou.

A quadra Sesc Comunidade é um espaço construído pelo Sesc Maranhão desde 2013 com o apoio do Departamento Nacional. Devido à pandemia, os serviços foram interrompidos, mas voltam em sua totalidade a partir desta segunda, 13 de setembro. O objetivo desse trabalho é oportunizar aos moradores acesso a apresentações artístico-culturais, orientações e atendimentos na área de saúde, atividades de leitura, cursos e a prática gratuita das modalidades esportivas para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos.

As programações são elaboradas a partir de um diagnóstico social, que identifica carências da região e iniciativas locais que necessitem de espaço físico adequado para sua realização. O intuito é que as iniciativas promovam o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social, independente da faixa etária.

Ao longo de oito anos o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac se orgulha de ser referência de oportunidade, cuidado e aprendizado no município de Raposa. Desenvolvendo ações integradas, estimulou especialmente a preservação ambiental e o aproveitamento dos recursos naturais da comunidade, apontando alternativas para a elevação ou geração de renda com ações como oficinas práticas de hortas comunitárias, jardins suspensos, brinquedos de materiais reciclados e confecção de objetos decorativos.

A democratização do acesso ao esporte é outro importante eixo de atuação no espaço. Aliada à educação, é uma poderosa ferramenta da proteção social que tem feito a diferença no dia a dia de crianças e adolescentes da Raposa por meio de turmas esportivas permanentes nas modalidades futsal, basquete, voleibol, handebol e educação psicomotora, um trabalho que utiliza o tempo livre dos estudantes para uma prática saudável, que agrega princípios e valores sociais, morais e éticos.