Sesc abre inscrição para programações educativas do projeto Mãos à Obra

03/09/2021 às 15:31 por Amanda Machado

O Sesc Mãos à Obra é um projeto de arte-educação de múltiplas acessibilidades desenvolvido há 24 anos pelo Sesc no Maranhão. Nesta edição, propondo ampliar o diálogo e a reflexão sobre acessibilidade cultural, a entidade potencializou as ações de formação e experiências sensoriais ofertando a partir do dia 9 de agosto cinco oficinas, um debate presencial e uma exibição de curtas inclusivos com mediação. Confira a programação completa aqui.

Destinadas a gestores culturais, produtores, estudantes, pessoas com deficiência, movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência,  os interessados podem se inscrever gratuitamente pelos respectivos links. Conheça abaixo o cronograma e a proposta de cada ação formativa:

09 e 10/09 (quinta e sexta)  

Oficina “Explorações e criações sonoro-musicais na diversidade da sala de aula” – Lisbeth Soares/SP
Criar e organizar novas ideias sonoras coletivas, em um ambiente inclusivo e colaborativo, considerando o momento de atividades remotas e virtuais e oferecendo sugestões para atividades presenciais. Com isso, pretende colaborar com a discussão sobre atividades musicais em sala de aula, em uma perspectiva mais acessível, desconstruindo a ideia de que a Música é apenas para talentosos. 

14h às 18h – Plataforma Teams 
https://forms.gle/cQbeGNXDdz1MsoAy7

14 e 15/09 (terça e quarta)  

Oficina – “Acessibilidade tá ON: atitudes para uma rede social acessível” – Andreza Nóbrega/PE
Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer os fundamentos da acessibilidade comunicacional e da sua aplicabilidade nas redes sociais. Através de uma abordagem teórico-prática serão apresentadas soluções alternativas e atitudes acessíveis para uma rede social mais democrática. 

9h às 12h – Plataforma Teams
https://forms.gle/9rSh4VG4R8Uz4XJt7

16 e 17/09 (quinta e sexta)  

Oficina “Corpo, Movimento e Sensorialidade” – Silvana Rocco/RJ
Partindo da investigação do corpo em movimento na experimentação de sua sensorialidade através de objetos sensoriais inspirados nas obras de Lygia Clark, a proposta dessa oficina é oferecer estratégias e criar possibilidades que instrumentalizem corpos nerurotípicos para o encontro com corpos neurodiversos, seja na clínica, na escola, em casa ou na rua, tornando esses ambientes mais acessíveis a pessoas autistas. 

14h às 18h – Plataforma Teams 
https://forms.gle/C79rrKwETrCmxcgr8

21, 22 e 24/09 (terça, quarta e quinta)  

Oficina – “Recursos Didáticos Acessíveis em Artes Visuais” – Palloma de Castro/MA 
A oficina tem o objetivo de propor a elaboração de recursos adaptados, como jogos e materiais didáticos visuais e táteis, a partir de exposições artísticas que participaram do Projeto Mãos a Obra da galeria de Arte do Sesc/Ma, afim de que tais recursos, auxiliem o processo de mediação cultural promovendo a fruição mais ampla e significativa do objeto artístico e suas múltiplas leituras, levando em consideração as necessidades e potencialidades do público em questão. 

14h30 as 17h30 – Sala Sesc de Exposições/ Plataforma Teams e Classroom 
https://forms.gle/unD1fuU8sustz8hn6

23/09 (quinta)  

Exibição de curtas inclusivos com mediação – Manoela Meyer/RJ
A “Mostra Sentirgrafia” explora o audiovisual para além do que é visível. O evento é parte de um projeto que desenvolveu oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual no interior do Piauí, e resultou em curtas experimentais sobre processos muito atrelados à visão, mas passíveis de estimular tantas outras percepções. Serão exibidos seis filmes curta-metragem, que tratam da relação entre cegueira e processo artístico, com a adoção de linguagens híbridas entre documental e ficção. A voz over em parte deles é de pessoas videntes que analisaram as fotos produzidas durante as oficinas, sem saberem como e por quem foram feitas.

15h – Plataforma Google Meet 
https://forms.gle/aan3aPiBbBRRDvUA7

25/09 (sábado)  

Debate presencial “Acessibilidade nos museus: desafios e conquistas”
Gabriela Campos (Museu de Artes Visuais) e Amélia Cunha (Museu Histórico e Artístico do Maranhão)
10h – Museu de Artes Visuais do Maranhão – MAV (Rua Portugal – Centro Histórico) 
https://forms.gle/ufvM5TuvBCSM4nSA6

28, 29, 30/09 e 01/10 (terça, quarta, quinta e sexta)  

Oficina – “Audiodescrição em Apresentações Culturais” – Alessandra Pajama/MA
Profissional da área de Consultoria, assessoria, audiodescrição, palestras e  cursos nas áreas de acessibilidade aplicada e projetos culturais em múltiplos formatos acessíveis pela Pajama Produções.
14h30 as 17h30 – Sala Sesc de Exposições / Teatro Sesc / Plataforma Teams 
https://forms.gle/EtheEN1YMor1DLBPA

Inclusão

No dicionário, acessibilidade é a qualidade do que é acessível. Isso descreve o que vem sendo realizado nos últimos anos na cultura do país: dar condições às pessoas com deficiência (seja física, auditiva ou visual) de utilização com segurança e autonomia dos espaços culturais. 

O Sesc é um dos grandes precursores desse movimento, debatendo e promovendo a acessibilidade cultural em suas programações. E um das mais representativas iniciativas da instituição nesse campo é o projeto Mãos à Obra. Vinculado ao Programa de Arte Educação Inclusiva, consiste numa ação transformadora e comprometida com a diversidade humana e a aceitação das diferenças.