Sesc apresenta a exposição inclusiva “Ilhados” do Coletivo “Os Dalí”

16/08/2021 às 11:54 por Amanda Machado

Com o avanço das discussões sobre a deficiência no âmbito social e cultural, a falta de acessibilidade passou a ser percebida como um fator que contribui para a invisibilidade das pessoas com deficiência e que revela uma violência normativa, que privilegia algumas vidas em detrimento de outras, convocando a sociedade para reflexões sobre as barreiras que dificultam a participação das pessoas com deficiência no cenário sociocultural. 

Nesse sentido, a Exposição ILHADOS parte da inquietação do trio de artistas maranhenses, o coletivo “Os Dalí”, diante dos depoimentos sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência percebidas na cidade de São Luís – Maranhão. 

A exposição conta com uma série de 11 fotografias e 4 instalações artísticas, além de recursos de tecnologia assistiva como: pranchas táteis e em alto-contraste, audiodescrição, vídeo em libras e legendas em braile que pretendem discutir, refletir e problematizar sobre a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência em várias instâncias. 

O Sesc Mãos à Obras é um projeto de arte-educação de múltiplas acessibilidades desenvolvido há 24 anos pelo Sesc no Maranhão. O Projeto Mão à Obra é um programa de arte-educação Inclusiva com ênfase no público com deficiência visual. Surgido a partir do projeto “Museu e Público Especial” para suprir a carência de demandas de ações inclusivas no Maranhão, ao longo das edições o projeto tem ampliado seu alcance, representando um marco no trabalho educativo da instituição.

Período e Horário de visitação agendada
16/08 a 08/10/2021
9h às 11h30 e 13h30 às 17h 
Agendamento prévio e gratuito – visitação 
Segunda a Sexta
(98) 3216 3826 / 3216 3830